Notícia

Folha da Região (Araçatuba, SP) online

Brasil possui 18 milhões de pessoas obesas

Publicado em 05 março 2017

Por Ana Cristina Cenci

A araçatubense Laura Guimarães Fonseca Ferrari é neta de um dos mais antigos pediatras de Araçatuba. Inspirada pelo avô, Dr. Luis Geraldo Fonseca, cursou medicina na Famema (Faculdade de Medicina de Marília), onde foi bolsista pela Fapesp em iniciação científica e presidente da Liga de Diabetes da faculdade durante o período de graduação.

De Marília, seguiu para Campinas para cursar a residência em Clínica Médica na PUC. No Hospital Brigadeiro, em São Paulo, fez a residência em Endocrinologia, área que já estava “namorando”, desde a graduação. Hoje, com o título de especialista pela SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), atende em consultório particular em Araçatuba.

No próximo dia 18, ela participa do 12º Simpósio de Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas da FMUSP. E no mês que vem, segue para Orlando, nos EUA, onde assistirá ao Congresso Mundial da Endocrine Society. Nesta entrevista, fala um pouco sobre a obesidade, um dos males do mundo atual. Confira trecho:

O Brasil é um "país obeso"? A que se deve esse "título"?

No Brasil há 18 milhões de obesos, e 70 milhões de pessoas, se somarmos sobrepeso e obesidade, totalizando 40% da população. É o dobro do número existente há 30 anos. 15% das crianças brasileiras já apresentam sobrepeso.