Notícia

Jornal O Expresso

Brasil poderia ser o primeiro em casos de COVID se não houvesse sub-notificação.

Publicado em 08 maio 2020

Só no Estado de São Paulo seriam 526 mil casos, 14 vezes o número reconhecido oficialmente.

Pesquisadores brasileiros apontam sub-notificação extrema de casos de infecção pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) no país, com o total representando dez vezes mais do que o registrado: mais de 1,6 milhão, contra cerca de 150 mil reconhecidos oficialmente.

De acordo com a estimativa, 526 mil desses episódios são no estado de São Paulo, epicentro da doença no território nacional. O número relativo ao dia 4 de maio, por exemplo, é 14 vezes maior que o registro oficial divulgado pelo Ministério da Saúde, de 32 mil contaminações.

Se os números da pesquisa estiverem certos e a taxa de mortalidade de 5,8% for aplicada, teremos mais de 90 mil mortes, entre notificadas e sub-notificadas até o final de maio.

O estudo foi publicado nesta sexta-feira (8), no site COVID-19 Brasil, formado por mais de dez universidades brasileiras para monitorar a situação da pandemia por meio de técnicas de ciência de dados.

Com base na pesquisa, a contabilização desses casos ocultados das estatísticas pela sub-notificação colocaria o Brasil como o país com maior número de infecções, ultrapassando os 1,2 milhão de registros dos Estados Unidos.

De acordo com o coordenador do Laboratório de Inteligência em Saúde (LIS) da faculdade de medicina da USP, Domingos Alves, “existe uma grande sub-notificação de casos”:

“As autoridades de saúde estão testando só os casos graves, de pessoas que vão aos hospitais.

Para ele, o estudo é importante para revelar a verdadeira situação da doença no país.

“A motivação deste estudo é, de alguma forma, contribuir para o planejamento da pandemia, pois com essa sub-notificação tremenda só estamos vendo a ponta do iceberg”, afirmou.

O integrante do grupo de pesquisa da COVID-19 Brasil ressalta também que uma projeção mais realista permite que os governos dos estados tenham maior capacidade de planejar medidas e levantar recursos para combater a pandemia.

“Para se ter uma noção real da dimensão, o ideal seria fazer testes em massa. Como não temos testes disponíveis para todos, as estimativas podem servir de base para o gerenciamento de medidas de confinamento, necessidade de novos leitos e da abertura de hospitais de campanha”, aponta Domingos.

Pesquisa

A metodologia utilizada pelos pesquisadores para estipular a real situação do novo coronavírus no Brasil se baseou nos dados epidemiológicos da Coreia do Sul. Eles ajustaram itens como a pirâmide etária, percentual de comorbidades e fatores de risco. A pesquisa também considerou a totalização de mortes do país.

“Aparentemente, o número de óbitos é um prenunciador para o número de casos. Já se sabe que a taxa de letalidade em diferentes países é mais ou menos fixa: 5,8% do total de casos”, explicou o coordenador do LIS.

Em contrapartida, Domingos destaca que existe uma discrepância nos dados, já que “pessoas morrem com sintomas de COVID-19, mas permanecem como casos suspeitos” no registro oficial.

“Essas pessoas que morreram não fizeram testes e, em muitas cidades, já está acontecendo de elas morrerem em casa, sem receberem nenhum atendimento. É a subnotificação das mortes. Trabalhamos com base apenas nas mortes confirmadas”, indica.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
O Estado de S. Paulo BOL UOL Estadão.com G1 Poder360 Estado de Minas online TV Globo G1 Portal Exame Correio Braziliense online Diário de Pernambuco online Yahoo! Contexto Exato Caminho Político Central das Notícias Folha Diferenciada Terra Brasil Soberano e Livre Brasilagro Noticias RTV (Espanha) Saber Atualizado Planeta Universitário Meio Norte online (Piauí) Time 24 News (EUA) Deutsche Welle (Alemanha) Jornal GGN Diário da Saúde Ariquemes SolidáRio Notícias Saúde & Vitalidade Veja Saúde online Jornal da Franca Press From Brasil (EUA) MSN (Brasil) Central das Notícias Notícias Botucatu Portal da Enfermagem Jornal Alerta Pfarma Dom Total Central das Notícias Programa InfoSalud (Argentina) Jornal GGN Combate Racismo Ambiental Blog A Crítica Guia da Farmácia online Tá Sabendo? Digital Rádio e TV ABIPTI - Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação São Carlos Agora Portal Neo Mondo Blog do Tiago Padilha Mundo e Meio Universo Racionalista Diário do Rio Claro Litoral Hoje Jornal do Tocantins online MSN (Brasil) O Popular (Goiânia, GO) online Valberlucio Conexão Planeta Resende News Página Única News Paraíba Gazeta Diário de Foz do Iguaçu online Jornal Correio do Povo de Alagoas Rádio Studio FM 98.3 Criptonizando O Progresso (Dourados, MS) online Desacato Gláucia Lima Agora RN online Portal Correio do Agreste MT HOJE São Carlos Dia e Noite Head Topics (Brasil) Página Siete (Bolívia) AHora Digital TV do Povo Jovem Capital FM 87,9 Criativa FM 87,9 Catraca Livre Blog de Isabella Barros Martins Central das Notícias Blog do Esmael Blog do Edney Diário do Rio Claro online Poliarquia TS Radio Indiaroba Web J1 - Diário do Rio Claro online El Estado Digital Bolívia) Explica.co PEBMED Notícias VIP Jornal da Cidade (Bauru, SP) online