A projeção foi feita hoje (28) pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, após uma reunião com secretários estaduais e municipais de saúde para detalhar o Dia D contra a doença.
Com o grande aumento de casos de dengue no Brasil, Luis Fernando Correia tira dúvidas de ouvintes sobre o vírus transmitido pelo Aedes aegypti e explica como o mosquito se alimenta.
O Brasil registra 512 mil casos prováveis de dengue no ano, de acordo com o Ministério da Saúde. O volume é quase quatro vezes maior que o número verificado no mesmo período de 2023. Neste cenário, começam a surgir teorias sobre a doença e seu tratamento. No Saúde em Foco, dr Luis Fernando Correia explica quais fazem sentido e quais são mitos. Ouça!
O Brasil pode ter mais de quatro milhões de casos de dengue em 2024. A estimativa é do Ministério da Saúde e foi revelada pela secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel. De acordo com ela, até o fim de março 521 municípios devem ter o imunizante da Qdenga para começar a aplicação da vacinação. Goiás e Distrito Federal foram os primeiros a receberem e os envios aos estados já começou.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que está conversando com a Fiocruz e o Instituto Butantan para ampliar a oferta da vacina contra a dengue.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou que o presidente Lula fará uma visita ao Chile ainda no primeiro semestre. A declaração foi dada durante uma rodada de encontros em Santiago. A cidade foi sede de uma reunião regional da Organização Mundial do Comércio. Segundo Vieira, ainda não há uma data definida. A previsão é de que a viagem de Lula ocorra até maio.
A Prefeitura do Rio confirmou que a cidade sofre com uma epidemia de dengue, com mais de 10 mil casos. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, explicou que houve um aumento de casos em janeiro que possibilita a afirmação.
Em 'Assim é São Paulo', Rodrigo Bocardi analisa o aumento dos casos de dengue na cidade. 'São números que assustam muito.'
Dados foram disponibilizadas pelas redes Raia e Drogasil, a pedido da CBN
O governo federal vai aumentar, a partir de amanhã, o imposto de importação incidente sobre veículos elétricos e placas solares. Segundo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, os recursos serão utilizados para custear parte de dois programas lançados pelo governo. Um deles é o Mobilidade Verde e Inovação, que vai conceder 3 bilhões e meio de reais em créditos financeiros para que as empresas invistam em descarbonização e veículos sustentáveis. O outro trata da "depreciação acelerada". O objetivo é estimular setores econômicos a investirem em novas máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos para modernizar as fábricas brasileiras.
Em 'Com Ciência no Cotidiano', Claudia Feitosa-Santana fala sobre o uso das palavras e seu impacto nas relações humanas e também na política.
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro pediu ao Supremo Tribunal Federal acesso à íntegra de todos os depoimentos prestados, na quinta-feira (31), à Polícia Federal, na investigação sobre a venda ilegal de joias. Entre eles, está o conteúdo das falas do tenente-coronel Mauro Cid. Na solicitação, os advogados argumentam que o ministro Alexandre de Moraes já concedeu o acesso aos elementos de prova registrados no processo, no mês passado, e que os depoimentos fariam parte desse conjunto de documentos.
No Saúde em Foco, Luís Fernando Correia fala dos estudos publicados na revista Science que constataram efeitos da mudança climática na ocorrência de doenças infecciosas. "Doenças que eram comuns em uma região do mundo podem se estabelecer em outro lugar", explica.