Notícia

Meio Ambiente Industrial

Brasil oficializa Ano Internacional da Química e ressalta sua importância para a humanidade

Publicado em 01 abril 2011

Com o slogan "Química para um Mundo Melhor", o Brasil lançou oficialmente, no dia 23 de março de 2011, o Ano Internacional da Química (AIQ). O objetivo é celebrar as grandes descobertas e os avanços científicos e tecnológicos da química, além de demonstrar a sua importância para a humanidade e aumentar o interesse dos jovens por seu estudo.

Entidades, universidades e empresas do setor estão engajadas em iniciativas a serem realizadas ao longo do ano no Brasil. O AIQ irá direcionar suas ações ao público jovem, com o objetivo de aumentar seu interesse pela química e divulgar a qualidade do trabalho do químico brasileiro, as questões de educação para a ciência e a pesquisa nas universidades, além da atuação responsável e inovadora da indústria química no país. A coordenação internacional das atividades do AIQ é da Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e da Iupac - União Internacional de Química Pura e Aplicada.

O AIQ será comemorado no Brasil por meio da realização de eventos e atividades lúdicas, que vão enfatizar a química como uma ciência criativa e essencial para a sustentabilidade e melhoria de qualidade de vida da população. Atividades como leituras, exposições e experimentos vão mostrar como a pesquisa química apresenta soluções para problemas globais envolvendo alimentação, água, saúde, energia, transporte, saneamento e outros temas da atualidade.

Segundo Claudia Rezende, coordenadora do AIQ no Brasil e professora do Instituto de Química da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Ano Internacional da Química irá contribuir para o estreitamento da cooperação internacional na área da química, servindo de referência em informações para as atividades desenvolvidas por associações nacionais de química, instituições, universidades, indústria, governos e organizações não-governamentais. "Serão organizadas diversas ações de divulgação científica, com a intenção de despertar no jovem o interesse por ciência, especialmente a química, além de mostrar que ela está presente no cotidiano da população, em tudo o que consumimos", destaca Claudia.

Entre as ações que acontecerão ao longo de 2011, destacam-se: exposições Química no Cotidiano (no Museu da Vida, RJ), As Mulheres na Química e o Centenário de Marie Curie (na FAPESP, SP); Projeto Faça Química, DVD com experimentos químicos para sala de aula, para download no portal www. Química 2011.org.br; distribuição de kits educativos contendo livro e jogo-brinde sobre a química no dia a dia e como profissão; webjogo; palestras educativas em escolas e universidades; visitas monitoradas de estudantes a fábricas/laboratórios; concursos de redação e fotografia.