Notícia

Gazeta de Piracicaba

Brasil: o grande vilão do meio ambiente (II)

Publicado em 04 maio 2021

Acorda Brasil, o trator, arma de criminosos do meio ambiente, segue avançando!

Sim, as florestas são fundamentais para o clima, para a água, para os animais, para a nossa vida! Então parece óbvio que todos os países do mundo já estejam preocupados e agindo para protegê-las. O Brasil, que guarda 60% da maior floresta tropical do mundo, não dá sinais dessa atitude, muito pelo contrário ... não só estimula como propicia condições de acesso às mesmas ... sem a menor preocupação e sentimento de culpa sob a égide econômica e agropecuaristas sem escrúpulos, fato que tem sido muito criticado não somente no País como internacionalmente ... Pois é, as chamadas dívidas de campanha, pois foi com esses interessados e outros, é que o atual governo moldou a sua governança agregando os setores mais conservadores da sociedade. Estudos patrocinados pela Fapesp, a maior agência de fomento mantida pelo governo do Estado de São Paulo, a qual apoia inúmeras pesquisas de grande importância para este País, tem demonstrado que a grande extensão de queimadas permitidas a partir da posse desse governo em 2018, não somente tem destruído todo um ecossistema (região de fauna e flora- de animais e vegetais) de vital importância para este País e outros, como têm permitido a expansão das “ savanas ” no coração da Amazônia. Entendamos savanas como sinônimo de cerrado, características das regiões de clima tropical ... significa vegetação pobre (domínio de gramíneas, arvores esparsas, etc.) e secas prolongadas sujeitas a queimadas frequentes. Isso associada à destruição periférica das margens das florestas, redunda em uma expansão das fronteiras agrícolas tão sonhada pelos ruralistas inescrupulosos sob o manto econômico e a égide do governo, no entanto, isso tem trazido muita preocupação nacional e internacional, pouco aplaudido e condenado por Países do primeiro mundo. Manchas de savanas (observadas como clarões de areias), detectadas por satélites, crescem assustadoramente ao longo da floresta sob preservação. Ao se analisar a abundância de espécies vegetais e as propriedades do solo nessas regiões em um passado recente, constata-se claramente a transformação da camada de argila presente nesses solos em solo arenoso devido as constantes inundações anuais ... é o processo de “ savanização ” em curso! Mas ainda não acabou, tem mais ... e as espécies animais ... e o clima nosso de cada dia?

Se o clima da Amazônia for se tornando mais seco associado as queimadas constantes, as florestas sob inundações frequentes serão as primeiras a dar sinal de colapso ... tudo isso já é uma constatação da mudança climática que segue adiante e com certeza trarão grandes malefícios aos humanos desse planeta, embora isso também venha sendo corroborado por outros Países, não só do Brasil. E o clima ... e a subsistência humana, particularmente das populações locais, ribeirinhas, indígenas, reduzindo a possibilidade de recursos alimentares como peixe e produtos oriundos da floresta para os povos locais? Esse processo que estamos falando, redunda na “ emissão de grandes quantidades de Carbono na forma de CO2 presentes nas arvores, vegetais outros e no solo pondo em risco os recursos disponíveis pelos povos locais ... mas ainda não acabou ... E a mineração, como fator de descarte constante de seus resíduos, contaminando assustadoramente as regiões que a cercam, e as espécies animais de toda a sorte que não conhecemos e jamais conheceremos? Isso com certeza, é a constante tristeza de Biólogos e demais cientistas empenhados em desvendar os mistérios desse esplendoroso planeta que nos foi dado de mão beijada, “ como diz o outro ”.

Já cansado de passar a vocês tantas informações, deixo aqui um “ recadinho ” que já foi dado por um sábio ... ” O homem é o ser mais insano das espécies ... Adora um Deus invisível e mata a natureza visível ... sem perceber que a natureza que ele mata é esse Deus invisível que ele adora ”.

J. F. Höfling- Microbiologista e Imunologista da FO/Unicamp