Notícia

Duna Press

Brasil-Noruega: Amazônia, energia solar e igualdade de gênero

Publicado em 20 junho 2018

Uma série de detalhes pontua a amistosa relação entre o Brasil e o Reino da Noruega. De acordo com o Itamaraty ambos os países estão habitualmente comprometidos com os direitos humanos, o desenvolvimento inteligente da natura e a paz; motivos pelos quais eles mantêm diálogos políticos e cooperação mútua inclusive junto à ONU nos temas concernentes à segurança, saúde, direitos humanos, clima e desenvolvimento inteligente do meio ambiente. Ainda, segundo o Itamaraty, o Brasil é o maior parceiro comercial da Noruega na América Latina e a Noruega, por sua vez, é o principal país nórdico de destino das exportações brasileiras. Ademais, o reino norueguês é um investidor de peso: empresas norueguesas atuam no Brasil no campo do petróleo e do gás, da construção naval e de serviços marítimos, mineração, produção de fertilizantes e de energias renováveis.

Especificamente sobre o tema da energia renovável, em novembro do ano passado aconteceu o 1º Workshop de Energia Solar Brasil-Noruega, realizado no auditório da FAPESP, em São Paulo.

Assista a trechos disponibilizados pela FAPESP:

https://youtu.be/FeI0W4QOtnE

https://youtu.be/Hehfc30Xzk8

Também em novembro de 2017, em São Paulo, teve início o I Encontro Noruega-Brasil de Aquicultura, iniciativa da Innovation Norway, da Embaixada da Noruega no Brasil e do Consulado Geral do Rio. O seminário contou com a presença do Embaixador da Noruega, Nils Martin Gunneng, diplomata e Mestre em Ciência Política pela Universidade de Oslo, que abriu o evento. Gunneng mencionou em recente entrevista que acredita que a cooperação entre o Reino da Noruega e o Brasil é estratégica para todo o planeta e lembra que uma de suas prioridades à frente da Embaixada Real da Noruega no Brasil é ampliar o empenho mútuo em prol da conservação da Amazônia. A parceria da Noruega no tema da Amazônia tem sido um dos assuntos mais comentados dos últimos anos.

2017 foi um ano chave para os eventos Brasil-Noruega. Encontros, seminários, congressos e workshops pelo Brasil consolidaram e estreitaram ainda mais as relações entre estes dois países que tanto têm em comum. Em outubro, houve a Semana de Negócios e Ciência Brasil-Noruega, iniciativa também da Innovation Norway, da Embaixada da Noruega no Brasil e do Consulado da Noruega do Rio, com apoio da Finep tendo programação não só em São Paulo, mas igualmente em Belém, Brasília e Rio de Janeiro.

No ano de 2018, a relação Brasil-Noruega tem se intensificado em alguns âmbitos visando projetos e avanços:

Igualdade de gênero;

Desmatamento na Amazônia;

Norsk Hydro no Brasil