Notícia

Portal Vermelho

Brasil leva três medalhas em olimpíada de informática

Publicado em 27 agosto 2007

O Brasil atingiu neste mês a melhor pontuação da história do País na Olimpíada Internacional de Informática (IOI, na sigla em inglês). Foram uma medalha de prata e duas de bronze na 19ª edição da competição, realizada de 15 a 22 de agosto em Zagreb, na Croácia, com competidores de 80 países.

Selecionada de acordo com o aproveitamento na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), a equipe brasileira foi formada por César Ryudi Kawakami (Colégio Etapa, de São Paulo), que ganhou a medalha de prata, Eduardo Augusto Ribas (Colégio Militar, em Curitiba) e André Linhares Rodrigues (Colégio Batista Santos Dumont, em Fortaleza), que conseguiram medalhas de bronze, e Ricardo Hahn Pereira (Colégio Objetivo, de São Paulo).

Com o resultado, o Brasil ficou à frente de todos os países latino-americanos no quadro de medalhas, além de também deixar para trás Inglaterra, Canadá, Holanda, França, Irlanda e Espanha. O objetivo da IOI é estimular o interesse dos alunos pela ciência da computação e informação tecnológica.

A realização da Olimpíada Brasileira de Informática e a participação da equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Informática devem-se à parceria da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com a Fundação Carlos Chagas, que promovem ainda a Maratona de Programação da SBC.

Os ganhadores terminaram o ensino médio em 2006 e participaram da OBI 2007. Atualmente, César Kawakami está no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Eduardo Augusto Ribas na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e André Linhares Rodrigues na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Fonte: Agência Fapesp