A ABJC deu início ao processo de organização da III Conferência Mundial de Jornalistas Científicos, a ser realizada entre 24 e 27/11/02. na Universidade do Vale do Paraíba, em São José dos Campos. SP, junto ao 7º Congresso Brasileiro de Jornalismo Científico.
Em 29/11, diretores da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC) estiverem reunidos em Campinas, com o presidente da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz, no Instituto de Física da Unicamp, do qual é diretor, e em seguida com o coordenador-geral do Laboratório de Altos Estudos em Jornalismo da Unicamp, Carlos Vogt, quando discutiu-se diferentes formas de colaboração com o evento.
Face à importância da Conferência para consolidar a imagem da C&T brasileira no cenário internacional e da troca de experiências na área de jornalismo científico, a ABJC esta buscando parceiras com a comunidade científica, empresarial e de jornalistas para garantir o sucesso do evento.
Outras parcerias estão sendo propostas com outras entidades como: Secretaria de C&T de SP, a Academia Brasileira de Ciências, a Academia Paulista de Ciências, a Sociedade Brasileira de Ciência, Associação Brasileira de Instituições de Pesquisa Tecnológica, Conselho Britânico, Sindicato dos Jornalistas do Estado de SP e a Federação Nacional de Jornalistas.
Durante o encontro, serão abordados os desafios contemporâneos do jornalismo científico no processo da divulgação da produção científica e tecnológica e na avaliação crítica da formulação de políticas públicas para o setor. Será criada na ocasião a Federação Mundial de Jornalistas Científicos.
A Conferência contará com a participação de cientistas e jornalistas de renome internacional, preocupados com o papel social e ético da ciência, alem de mesas-redondas e workshops sobre temas relevantes da área. Serão também apresentadas experiências internacionais de divulgação científicas em diferentes suportes da mídia, além de debates específicos sobre Ciência e Terceiro Mundo.
O comunicado oficial de aprovação do proposta brasileira foi encaminhado à ABJC no final de novembro pelo presidente da Associação Internacional de Escritores da Ciência, James Cornell. A escolha do Brasil para sediar a conferência contou com o apoio de cerca de 350 jornalistas científicos reunidos em Tóquio, entre 23 e 26/10, durante a Conferência Internacional de Jornalistas Científicos. Mais informações no site www.abjc.org.br
Notícia
Jornal da Ciência online