Notícia

Esteta

Brasil ganha Competição Ibero-americana Interuniversitária de Matemática

Publicado em 09 outubro 2012

Quatro estudantes brasileiros conquistaram medalhas de ouro na 4ª Competição Ibero-americana Interuniversitária de Matemática (CIIM), que foi realizada entre os dias 1º e 5 de outubro na cidade de Guanajuato, no México.

A equipe foi formada pelos estudantes Régis Prado Barbosa e Gabriel Mello Dalalio, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Renan Henrique Finder, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e Davi Lopes Alves de Medeiros, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e conquistou quatro das seis medalhas de ouro distribuídas na competição.

Os integrantes foram selecionados pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). O Instituto Militar de Engenharia (IME) também enviou uma equipe de quatro estudantes, conquistando ao todo uma medalha de prata, duas de bronze e uma menção honrosa.

A competição contou este ano com a participação de 52 estudantes que representaram 14 instituições de ensino superior provenientes do Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México e Equador. O professor Carlos Gustavo Moreira do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) participou como líder do grupo.

A CIIM, criada em 2009, é realizada anualmente com o apoio de sociedades de Matemática, universidades e centros de pesquisa. O evento tem como objetivos incentivar o estudo da matemática e a excelência acadêmica na comunidade universitária ibero-americana, melhorando as capacidades científicas por meio da motivação e competitividade internacional, contribuindo assim com o desenvolvimento social, cultural e econômico dos países participantes.

A participação brasileira na competição é organizada por meio da OBM, programa que atua na melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em matemática nas modalidades de ensino fundamental, médio e universitário em escolas e universidades públicas e privadas de todo o Brasil.

A OBM é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

Mais informações: www.obm.org.br

Fonte: Agência FAPESP