O campus do LNLS (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron), em Campinas/SP, conta agora com o Centro de Nanociência e Nanotecnologia Cesar Lattes, inaugurado em março. O complexo multiusuário - aberto à comunidade científica e tecnológica brasileira e do mundo inteiro - reúne, em um mesmo ambiente, um conjunto de laboratórios para o estudo de novos materiais em escala nanométrica.
As instalações funcionarão de forma integrada com as estações experimentais da fonte de luz síncrotron, um acelerador de partículas que produz luz de alta intensidade e brilho, desde o infravermelho, ultravioleta até raios X duros, que permite visualizar a estrutura dos materiais até os níveis atômico e molecular.
O espaço obedece os mais avançados conceitos técnicos de forma a alcançar os requisitos em termos de estabilidade de temperatura e proteção dos equipamentos contra vibrações e ruído eletromagnético. No total, foram investidos na obra R$ 6 milhões, recursos provenientes da Finep.
As ferramentas tecnológicas de última geração, financiadas pela Fapesp, contaram com investimentos da ordem de US$ 2,5 milhões. Entre os destaques está o microscópio eletrônico de transmissão analítica para nanocaracterização espectroscópica de materiais, em fase de instalação. Com ele é possível não só visualizar estruturas nanométricas, como também identificar quais os elementos químicos que compõem o material.