A indústria nacional e as comunidades científicas brasileira e internacional passam a contar com uma das mais avançadas unidades de pesquisa na área de ciência, tecnologia e inovação. Trata-se do Centro de Nanociência e Nanotecnologia Cesar Lattes, que será inaugurado nesta terça-feira (4), às 12h, no campus do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), instituição de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) localizada em Campinas, interior paulista. A solenidade terá as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende.
O novo centro é o resultado da evolução de um programa de pesquisa em micro e nanotecnologia que vem se consolidando no LNLS desde 1999. O complexo é aberto à comunidade científica do mundo inteiro e vai reunir, em um mesmo ambiente, um conjunto de laboratórios dedicados aos estudos para investigar as propriedades em nível atômico e molecular das matérias.
A unidade concentrará ferramentas tecnológicas de última geração, financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), com investimento na ordem de US$ 2,5 milhões.
As instalações funcionarão de forma integrada com as estações experimentais da fonte de luz síncrotron, um acelerador de partículas que produz luz de alta intensidade e brilho, desde o infra-vermelho, ultra-violeta até raios X duros, que permite visualizar a estrutura dos materiais até o nível atômico e molecular.