Notícia

Jornal Fatos & Notícias

Brasil ganha centro avançado de pesquisas sobre controle biológico

Publicado em 27 fevereiro 2020

Iniciativa vai investir 40 milhões em pesquisa para agricultura mais sustentável

Um centro de pesquisa dedicado aos estudos de controle biológico foi lançado no Brasil no último dia 11. Batizado de SPARCBio (sigla para São Paulo Advanced Research Center for Biological Control) é sediado na USP, em Piracicaba (SP), e deve receber R$ 40 milhões nos próximos anos.

Controle biológico

Controle biológico é uma forma de combater pragas e doenças utilizando seus inimigos naturais, como fungos, insetos ou outros predadores. Estes organismos não deixam resíduos no meio ambiente e contribuem para um controle racional e mais sustentável das pragas agrícolas.

Essa parceria envolvendo agentes públicos e privados amplia o desenvolvimento da ciência aplicada em prol de uma agricultura eficiente e atende às demandas dos mercados nacional e internacional” Apoio financeiro

Os investimentos serão feitos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), por meio do programa Centros de Pesquisa em Engenharia, e pela Koppert Biological Systems, e terão como contrapartida recursos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP para infraestrutura de pesquisa e custos de pessoal.

A proposta é desenvolver um novo modelo de manejo de controle de pragas e doenças para a agricultura em regiões tropicais. O centro terá como meta a transferência de conhecimento para a empresa e para a sociedade e prevê a interação com o sistema educacional, incluindo os níveis fundamental e médio, durante o desenvolvimento dos estudos.

O diretor do SPARCBio, professor José Roberto Postali Parra, ressalta a importância da difusão de conhecimento que será feita pelo centro. “O projeto tem como um dos desafios a mudança de cultura dos produtores rurais brasileiros em relação à competitividade e reprodutibilidade das tecnologias de controle biológico, na comparação com os agroquímicos. Essa quebra de paradigma só será viável com educação e difusão do conhecimento que resultem em maior aceitação dos biológicos. A proposta é desenvolver pesquisas de alto nível, atender o agricultor e desenvolver um modelo global de controle biológico para a agricultura de regiões tropicais”.

A Universidade ganha com royalties, o governo, com impostos de produtos que vierem a ser desenvolvidos e a empresa, com o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. Vamos deixar de ser replicadores de tecnologia para sermos geradores e disseminadores” Parcerias

O centro é sediado no Departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq, mas integra outras universidades e instituições no Brasil e exterior. Há parcerias com instituições brasileiras como Unesp, UFSCar, UFV e Embrapa. No exterior, participam pesquisadores de instituições como University of Minnesota e University of California, ambas dos Estados Unidos, Institut National de la Recherche Agronomique/INRA (França) e University of Copenhagen (Dinamarca).

Para o diretor da Esalq, professor Durval Dourado Neto, a instalação do SPARCBio na Esalq consolida uma das missões da Universidade, a de promover conhecimento e recursos para o desenvolvimento do país. “Essa parceria envolvendo agentes públicos e privados amplia o desenvolvimento da ciência aplicada em prol de uma agricultura eficiente e atende às demandas dos mercados nacional e internacional”.

Segundo o vice-presidente da Fapesp, Ronaldo Aloise Pilli, este é o 13º Centro de Pesquisa e Engenharia criado pela fundação. “A Fapesp vem empreendendo esforços para promover a participação dos setores acadêmico e empresarial na transferência de conhecimento para a sociedade”. O diretor industrial da Koppert, Danilo Pedrazzoli, destaca que a parceria para a criação do novo centro de pesquisa trará benefícios a todos os envolvidos. “A Universidade ganha com royalties, o governo, com impostos de produtos que vierem a ser desenvolvidos e a empresa, com o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. Vamos deixar de ser replicadores de tecnologia para sermos geradores e disseminadores”, afirmou.

Fonte: ciclovivo.com.br

Luzimara Fernandes

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Jornal de Piracicaba Valor Econômico online G1 G1 Valor Econômico Jornal de Piracicaba Jornal de Piracicaba Globo Rural O Estado de S. Paulo Estadão.com O Dia (SP) Blog Carlos Santos AlcidesFaria Conexão Boas Notícias Globo Rural online Confap - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa Ciclo Vivo Central das Notícias Notícias Agrícolas Central das Notícias Empresas & Negócios Rádio Web Coopnews Empresas & Negócios Revista Cultivar Máquinas online Tribuna de Ituverava online Rádio Aratiba Am Portal G1 News Expresso MT A Semana (Curitibanos, SC) online Silvani Notícias (G1 Notícias) MilkPoint Agronovas A Tribuna Piracicabana Redação Agro Gazeta de Piracicaba BeefPoint Agrosoft Mix Vale Brasil CT&I Jornal da USP online AgronomistSite O Estado de Mato Grosso Online IE - Instituto de Engenharia Jornal da Ciência online Organics News Brasil Dinheiro Rural online Portal da Enfermagem Portal do Governo do Estado de São Paulo A Granja A Voz do Triângulo Gazeta de Piracicaba online SBNotícias KLFF online Revista Pecuária Brasil Paraná Imprensa GestAgro 360º Agrolink Datagro Protec - Pró-Inovação Tecnológica AgroRevenda GestAgro 360º Gazeta de Piracicaba Portal CanaMix Portal do Agro A Tribuna Piracicabana Agrolink Portal Piracicaba Hoje FolhaMT Revista Cultivar Máquinas online Agronews Compre Rural GestAgro 360º Portal do Agronegócio Central das Notícias Portal Piracicaba Hoje Jornal da Ciência online AgroRevenda Esalq - USP Agronerd Central das Notícias Brasilagro Jornal Preliminar Central das Notícias Espaço Ecológico no Ar Brasil Soberano e Livre Revista Cultivar Grandes Culturas Esalq - USP Rádio Web Coopnews UDOP - União dos Produtores de Bioenergia