Notícia

Jornal Dia Dia

Brasil e Nova Zelândia se reúnem para acordos bilaterais na educação

Publicado em 12 março 2018

12 Março de 2018 – A Embaixada da Nova Zelândia e a Education New Zealand, agência do governo que representa a educação em nível internacional, realizam nesta terça-feira (13), em São Paulo, o Seminário de Cooperação Acadêmica Nova Zelândia e Brasil. O evento reunirá representantes de cinco universidades neozelandesas (ver abaixo) e cerca de 30 universidades brasileiras com o objetivo de promover parcerias em pesquisa e em pós-graduação, no âmbito do Programa de Internacionalização das Instituições de Ensino Brasileiras, coordenado pela CAPES.

O seminário, que acontece no Hotel Intercontinental (Alameda Santos, 1123 – Jardim Paulista), será aberto pela embaixadora da Nova Zelândia no Brasil, Caroline Bilkey, e contará com a presença de representantes da CAPES e da FAPESP. Haverá sessões individuais entre os representantes das instituições de ensino neozelandesas e brasileiras.

“Apoiamos parcerias entre professores, pesquisadores e instituições dos dois países, pois acreditamos que colaborações em áreas de excelência em pesquisa e em pós-graduação contribuirá tanto para o Brasil como para a Nova Zelândia”, destaca a embaixadora.

País com a melhor qualidade de vida do mundo (Legatum Prosperity Index), a Nova Zelândia também se destaca pelo forte investimento em educação e pesquisa. É o único país do mundo a ter todas suas universidades entre as 2,5% mais bem classificadas do mundo (QS World University Rankings 2018). O sistema de ensino do país também é considerado o mais apto a preparar estudantes para o futuro (Education for the Future Index, The Economist).

“O interesse dos estudantes brasileiros pela Nova Zelândia tem crescido a cada ano. Em 2017, tivemos um aumento de 10% na emissão de vistos estudantis comparado ao ano anterior. Além da qualidade de ensino, as condições de acolhimento, permissão de trabalho e possibilidade de formação de carreira no país são grandes atrativos”, ressalta a Senior Market Development Manager da ENZ, Ana Azevedo.

As universidades neozelandesas presentes no evento serão: Auckland University of Technology (AUT), Lincoln University, Massey University, University of Auckland e Victoria University of Wellington.

CAPES/PrInt

Instituído pela portaria nº 220, de 3 de novembro de 2017, o Programa Institucional de Internacionalização de Instituições de Ensino Superior (IES) e de Institutos de Pesquisa do Brasil (CAPES/PrInt) tem como objetivo fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização de instituições, estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com foco no aprimoramento da qualidade da produção acadêmica vinculada à pós-graduação, ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação, promover a mobilidade de docentes e de discentes, incentivar a transformação das instituições participantes em um ambiente internacional, além de integrar outras ações de fomento da CAPES ao esforço de internacionalização.

A ideia é estimular as instituições a definir sua própria estratégia de internacionalização nas áreas temáticas nas quais a instituição se destaca e é vocacionada para atuar.

FAPESP

A Universities New Zealand, instituição que representa todas as universidades neozelandesas, firmou parceria com a FAPESP em 2017 a fim de fomentar cooperação em pesquisa científica e tecnológica.

SOBRE A EDUCATION NEW ZEALAND – A Education New Zealand (ENZ) é a principal agência do governo para a divulgação e representação da educação da Nova Zelândia em âmbito internacional. Com o objetivo de tornar a Nova Zelândia conhecida como destino para estudantes internacionais e como a mais importante parceira para conhecimento e serviços ligados à educação, a ENZ conta com 70 funcionários em mais de 20 localidades e é dirigida por uma junta nomeada pelo Ministro de Educação Sr. Chris Hipkins.

EDUCATION NEW ZEALAND NAS REDES:

www.studyinnewzealand.govt.nz

FB – www.facebook.com/studyinnewzealand

Twitter – @nzeducation

Youtube – youtube.com/user/RealstudentsNZ

Insta – studyinnewzealand