Notícia

Gestão C&T

Brasil e Espanha reforçam parceria científica

Publicado em 28 novembro 2011

Na última sexta-feira (25), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Universidade de Salamanca (Usal), da Espanha, firmaram uma parceria para a realização de projetos colaborativos. A ideia é realizar pesquisas em áreas consideradas de fronteira na ciência e sobre temas como estudo do câncer, sobre o qual a Usal possui um centro de pesquisas que é referência mundial.

O acordo será realizado por meio do Centro de Estudos Brasileiros (CEB), sediado na universidade espanhola e também prevê estudos em setores de pesquisa nos quais o Brasil se destaca, como energia e agricultura. "A relação científica entre a Espanha e o Brasil é bastante equilibrada. O número de patentes, publicações em periódicos e de doutores dos dois países é muito parecido e, dessa forma, podemos trabalhar realmente em um regime de cooperação", destacou Gonzalo Gómez Dacal, diretor do CEB.

Criado em 2000, o centro tem o objetivo de fomentar a cooperação científica e cultural entre pesquisadores e intelectuais entre as duas nações. Para apoiar as atividades do CEB, foi instituída em 2001 a Fundação Cultural Hispano-Brasileira. A entidade tem como presidente de honra o rei da Espanha, Juan Carlos.

Para saber mais sobre a Fapesp acesse o site www.fapesp.br.

(Com informações da Fapesp)