Notícia

AgroAgenda

Brasil e do Reino Unido fazem balanço do Ano da Ciência & Inovação no MCT

Publicado em 10 março 2008

Por Fernando Ordones

O professor John Beddington, Conselheiro-Chefe para Assuntos Científicos do Governo Britânico, e Sérgio Rezende, Ministro da Ciência & Tecnologia, participam de encontro para a apresentação de resultados do Ano Brasileiro-Britânico da Ciência & Inovação, parceria inédita firmada entre os governos do Brasil e do Reino Unido.

Em sua primeira visita internacional desde a nomeação em 1º de janeiro deste ano, John Beddington está no Brasil participando de uma série de audiências com autoridades brasileiras e workshops com comunidades científicas. O principal objetivo de sua visita é divulgar os resultados obtidos através do projeto de cooperação entre Brasil e Reino Unido, iniciado em março de 2007, e fortalecer o apoio britânico à continuidade e crescente desenvolvimento da colaboração científica entre os dois países.

O Ano Brasileiro-Britânico da Ciência & Inovação já resultou em oito acordos de cooperação entre institutos de pesquisas dos dois países, visando a colaboração científica nas mais diversas áreas do conhecimento. Foram realizados mais de 40 eventos, que contaram com a participação de aproximadamente 1600 pesquisadores, além de 130 especialistas britânicos que vieram ao Brasil através do projeto.

O Prof. John Beddington é a autoridade máxima do Gabinete de Ciência e Tecnologia do Reino Unido com a responsabilidade em assessorar e aconselhar o governo britânico em questões relacionadas à ciência, tecnologia e inovação. Anteriormente, esse cargo era ocupado por Sir David King, que esteve no Brasil em março de 2007 para o lançamento do Ano da Ciência.

Com posição equivalente à de Ministro da Ciência e Tecnologia no Brasil, Prof. Beddington poderá falar, também, de temas como os desafios de equacionar, com segurança, a produção agrícola voltada para alimentação e energia, no contexto do crescimento populacional e das mudanças climáticas. Poderá ainda dar mais detalhes as parcerias estabelecidas entre institutos de pesquisas dos dois países.

Ano Brasileiro-Britânico da Ciência & Inovação

O Ano Brasileiro-Britânico da Ciência & Inovação, oficialmente lançado em março de 2007, consolidou o relacionamento entre as comunidades científicas brasileira e britânica. Entre os vários parceiros das ações desenvolvidas ao longo desse período estão FAPESP, Embrapa, Agência USP de Inovação, CAPES, LNLS - Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Centro de Estudos do Genoma Humano e, também, os britânicos BBSRC - Biotechnology and Biological Sciences Research Council, Universidade de Cambridge, Imperial College, Rothamsted Research e Universidade de Oxford.

O Ano Brasileiro-Britânico da Ciência & Inovação é fruto da visita oficial do presidente Luís Inácio Lula da Silva ao Reino Unido em 2006 e já promoveu a realização de mais de 40 eventos e celebrou, até o momento, oito acordos de colaboração entre instituições brasileiras e britânicas.

AGROAGENDE-SE:

Cerimônia com prof. John Beddington, Conselheiro-Chefe para Assuntos Científicos do Governo Britânico

Data: 12 de Março de 2008

Horário: das 11h30

Local: MCT — Brasília

Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco E

Fone: 61-3317-7500 — Brasília

Fonte: InPress-PorterNovelli / Priscilla Ferreira / Diva Gonçalves /