Notícia

Canavieiros online

Brasil e Comissão Europeia pesquisarão biocombustíveis avançados

Publicado em 27 dezembro 2016

Uma parceria público¬privada entre Brasil e Comissão Europeia realizará pesquisas para desenvolver biocombustíveis avançados. O projeto BioValue – Valorização de Cadeia Produtiva foi selecionado pela Fapesp e contará com a participação de pesquisadores de 11 universidades públicas e das empresas Petrobras, Embraer, Boeing, Fibria, Klabin e Valmet.

O objetivo do projeto é desenvolver novos sistemas agrícolas, considerando a diversificação de culturas e resíduos lignocelulósicos para a produção de biocombustíveis. A pesquisa também visa aprimorar a logística e os processos de conversão eficientes para as biomassas, incluindo as rotas bioquímicas e termoquímicas, além de avaliações integradas da sustentabilidade técnica, econômica, ambiental e social das cadeias de valor.

A pesquisa será coordenada pelo pesquisador Antonio Bonomi, do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) – que integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). O projeto foi aprovado na chamada de propostas conjunta da Comissão Europeia, Fapesp, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

 

Fonte: Valor