Notícia

Jornal da Unesp online

Brasil e Canadá debatem parcerias em pesquisa

Publicado em 14 junho 2011

Evento em Ottawa contou com a participação de dirigentes da Unesp

Representantes das comunidades científicas e acadêmicas do Brasil e do Canadá participaram, terça e quarta-feira (14 e 15/6), na cidade canadense de Ottawa, na província de Ontário, do Workshop "Promovendo a excelência na colaboração estratégica com o Brasil".

O evento foi aberto com o painel "Mecanismos existentes entre o Canadá e o Brasil: o que construir?", que teve o objetivo de discutir como as universidades canadenses e brasileiras podem aproveitar os acordos e mecanismos atualmente existentes para incentivar o estreitamento das relações em matéria de ensino superior e pesquisa entre os dois países.

O painel teve a participação do diretor-presidente da FAPESP, Ricardo Renzo Brentani, do vice-ministro adjunto da Agricultura do Canadá, Jamshed Merchant, da pró-reitora de Pós-Graduação da Unesp, Marilza Vieira Cunha Rudge, da diretora de Relações Internacionais da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), Denise Neddermeyer, e do vice-diretor de Políticas e Planejamento da Diretoria de Educação Internacional e Juventude do Canadá, Claude Bibeau.

Um dos temas levantados no painel foi o acordo de cooperação científica e acadêmica assinado no dia 30 de março entre a FAPESP e as universidades de Toronto e de Western Ontario - ambas sediadas na província de Ontário. O acordo tem o objetivo de promover e apoiar projetos de pesquisa envolvendo a colaboração entre pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa do Estado de São Paulo e de Ontário.

O total investido na ação é de 200 mil dólares canadenses (cerca de R$ 330 mil). A FAPESP será responsável pela contribuição de 100 mil dólares canadenses e a outra metade será dividida entre as duas universidades. "O acordo representa outra ação pela internacionalização da FAPESP. As universidades de Toronto e de Western Ontario fazem parte de um processo mais amplo que representa possibilidades de pesquisa em interação entre pesquisadores do Estado de São Paulo e dessas duas universidades", disse Brentani à Agência FAPESP.

De acordo com os organizadores do evento, o Canadá e o Brasil compartilham uma importante história de colaboração na área de educação, com 94 acordos de intercâmbio institucional já estabelecido entre universidades.

Há, atualmente, cerca de 500 estudantes brasileiros matriculados em universidades canadenses. No entanto, embora haja apoio para relações bilaterais, por meio de recursos dos governos dos dois países, com uma participação crescente do setor privado, acredita-se que ainda há espaço para uma colaboração bem mais profunda.

Unesp

A Unesp esteve representada no evento pela pró-reitora Marilza e por José Celso Freire, presidente do Faubai (Fórum de Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais) e assessor-chefe de Relações Externas da Unesp. Ele integrou o painel "Colaborar para obter sucesso", que discutiu como as ligações entre universidades e o setor privado do Canadá e do Brasil podem responder às necessidades de formação e aproveitar as possibilidades de pesquisa e de intercâmbio entre estudantes.

Freire coordenou ainda, dia 15, a discussão sobre Intercâmbio duplo de alunos, que tratou de formas de melhorar a mobilidade estudantil dupla entre Canadá e Brasil, incluindo a exigência de oferecer o Celpe-Bras, o Exame de Proficiência de Língua Portuguesa, nas instituições canadenses. "Foi um evento muito significativo que contou com as principais universidades e importantes autoridades do ensino superior do Canadá", disse.

Fábio de Castro/Agência Fapesp, com reportagem da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp