Notícia

Rede Clipex

Brasil e Alemanha discutem cooperação em bioeconomia (1 notícias)

Publicado em 25 de outubro de 2017

As estratégias para o desenvolvimento da bioeconomia serão discutidas durante o 6º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação, nos dias 8 e 9 de novembro, em São Paulo. Pesquisadores, gestores e empresas participam do evento, que será realizado pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Antes, porém, haverá reunião interministerial, no âmbito da parceria Brasil-Alemanha em bioeconomia, acertada pelos dois países em 2015.

“A Alemanha e o Brasil decidiram investir conjuntamente em projetos relacionados à bioeconomia e promovem uma oportunidade de levar essa discussão a um alto nível, envolvendo a comunidade científica, empresas e governo de ambos os países”, afirma a diretora do DWIH-SP, Martina Schulze.

Segundo ela, a bioeconomia tem potencial para solucionar os desafios mais urgentes da sociedade, como produção de alimentos, segurança alimentar e uso racional da biomassa. “Devido à sua abordagem econômica inovadora e abrangente, a bioeconomia, com o uso eficiente dos recursos biológicos, é uma forma de garantir um desenvolvimento sustentável e um futuro socialmente justo.”

Pelo MCTIC, participará o coordenador geral de Bioeconomia, Bruno Nunes, que fará uma apresentação das ações desenvolvidas pelo Brasil. O chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do MCTIC, Luís Felipe Fortuna, participa da abertura.