Todos os países do mundo estão buscando desenvolver uma vacina ou tratamento para eliminar o vírus Corona que varreu o mundo. Nesse sentido, um grupo de pesquisadores brasileiros da Universidade de San Pablo desenvolveu um tecido feito de poliéster e algodão e contém uma camada de finas partículas de prata que podem matar o vírus Corona em dois minutos. Com uma eficiência de 99,9%.
O jornal "Be Negothios", que desenvolve o tecido de poliéster e algodão, nas mãos de pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo USP .
Brasil
Pesquisadores do Centro de Materiais de Carreira CDMF da Fundação Amparo São Paulo - Fapesp, que financiou parte da pesquisa, participaram do projeto, desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Pacífico Sul.
Os materiais desenvolvidos serão usados para fazer máscaras e roupas para médicos e hospitais pela Nanox , uma empresa recém-criada dedicada ao desenvolvimento de tecidos antibacterianos e antifúngicos.
"Já solicitamos uma patente de tecnologia e estamos negociando acordos com duas empresas têxteis brasileiras que serão usadas para fabricar máscaras de proteção e roupas de hospital", afirmou Louise Gustavo Bajuto Simoz, diretora da Nanox .
Testes realizados pelos responsáveis pela inovação mostraram que tecidos com finas partículas de prata conseguiram eliminar o vírus em 99,9% dos casos e após apenas dois minutos.
"A quantidade de vírus que usamos na contaminação de tecidos é muito maior do que a exposição normal do focinho, no entanto, o material foi capaz de matar o vírus de maneira muito eficaz", disse Lucio Freitas Jr., pesquisador da USP .
Freitas Jr. acrescentou: "Era como se um balde de partículas infectadas por vírus tivesse sido jogado em uma máscara protetora para deixá-lo completamente acumulado".
Corona no Brasil
Em um contexto relacionado, o Brasil, o país mais afetado pelo surto do vírus "Corona" na América do Sul, registrou cerca de 37.300 casos do vírus "Corona" em 24 horas.
O site de notícias "GE", citando dados do Ministério da Saúde, disse que houve 1.338 mortes pelo vírus.
O número total de mortes pelo vírus é 45.456 mortes e o total de casos é superior a 928.800 casos.