Notícia

Esteta

Brasil define equipe para Olimpíada Internacional de Matemática:

Publicado em 05 junho 2014

O Brasil definiu a equipe de estudantes que participará da 55ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês), entre 3 e 13 de julho, na Cidade do Cabo, na África do Sul. O evento reunirá cerca de 600 jovens talentos para a matemática de mais de 100 países.

O time brasileiro é formado pelos estudantes Rodrigo Sanches Ângelo, Murilo Corato Zanarella e Alexandre Perozim de Faveri, de São Paulo; Alessandro de Oliveira Pacanowski, do Rio de Janeiro; Victor Oliveira Reis, de Pernambuco; e Daniel Lima Braga, do Ceará. Os professores Onofre Campos da Silva Farias, do Ceará, e Samuel Barbosa Feitosa, da Bahia, acompanharão os estudantes.

Os jovens selecionados para representar o Brasil na IMO foram escolhidos entre os vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), competição realizada anualmente nas escolas públicas e privadas do país.

A IMO é o maior concurso de resolução de problemas de Matemática para estudantes do ensino médio do mundo. A competição – sempre realizada em um país diferente – envolve participantes com idades entre 14 e 19 anos, para resolver provas de Matemática em dois dias consecutivos.

Neste ano, 105 países já confirmaram a participação no evento, quebrando o recorde de 104 países participantes na olimpíada de 2009, na Alemanha.

O Brasil é o país latino-americano com maior número de medalhas na competição. Ao todo são 105, sendo 9 de ouro, 30 de prata e 66 de bronze, em 35 anos de competição.

Mais informações: www.obm.org.br/opencms/chamadas/Brasil-ja-tem-a-equipe-que-competira-na-olimpiada-internacional-de-matematica.html

Agência FAPESP