Notícia

Pampulha online

Brasil conclui testes de soro inédito para picadas múltiplas de abelha

Publicado em 27 agosto 2019

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil

Após dez anos de estudos e testes, o Brasil está se preparando para ser o único país do mundo a produzir o soro antiapílico – contra múltiplas picadas de abelhas. Os pesquisadores responsáveis pelo projeto, Marcelo Abrahão Strauch, do Instituto Vital Brazil (IVB), e Rui Seabra Ferreira Júnior, do Centro de Estudos de Venenos de Animais Peçonhentos (Cevap) da Universidade Estadual Paulista, querem submeter, ainda este ano, ao Ministério da Saúde e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os relatórios com os resultados positivos alcançados nos ensaios clínicos da primeira fase, que envolveram testes em 20 pessoas mordidas por muitas abelhas.

A fase 3 de testes será iniciada após a aprovação do ministério e da Anvisa e prevê o recrutamento de 150 a 200 pessoas que tiveram múltiplas mordidas de abelhas, atendidas em 32 hospitais pertencentes à rede nacional de pesquisa pública.

Os resultados das pesquisas farmacológicas com o soro antiapílico serão apresentados por Marcelo Abrahão Strauch no Congresso Mundial de Toxinologia, que será realizado na Argentina, em setembro.

A primeira fase avaliou a segurança do produto, por se tratar de um medicamento novo, e o ajuste de dose. A fase 3 vai observar a garantia da segurança e a eficácia do soro, disse Rui Ferreira Júnior, em entrevista à Agência Brasil.

Caso tudo corra bem na nova fase, a previsão é que o soro seja disponibilizado para a população entre 2021 e 2022. Após os ensaios da fase 3, os resultados serão novamente submetidos à Anvisa, para que o registro do produto possa ser efetuado.

Envenenamento tóxico

Ferreira Júnior esclareceu que o soro antiapílico será produzido pelo Instituto Vital Brazil, órgão do governo fluminense. De acordo com os pesquisadores, o soro deve ser aplicado em casos de envenenamento tóxico, isto é, quando a pessoa é vítima do ataque de um enxame. Para os casos de indivíduos alérgicos picados por uma única abelha, o tratamento é específico e abrange medicamentos comuns.

O antídoto brasileiro é inédito. Atualmente, há 45 produtores de soros para animais peçonhentos no mundo, mas nenhum fabrica o soro para envenenamento tóxico por abelhas. “O Brasil é pioneiro”, destacou Strauch.

Após ganhar o registro, a disponibilização do soro será gratuita. “Hoje, todo tratamento de picada de animal peçonhento só tem soro disponível na rede pública”, disse Marcelo Strauch.

No Rio de Janeiro, o polo de atendimento em caso de picadas de animais peçonhentos, como cobras, escorpiões e abelhas, é encontrado no Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, zona oeste da capital. Já o soro para múltiplas picadas de abelhas também deverá ficar disponível no Hospital Universitário Antonio Pedro, da Universidade Federal Fluminense (UFF), localizado em Niterói, região metropolitana do Rio.

Rui Ferreira Júnior lembrou que as pesquisas contaram com a colaboração do Laboratório de Farmacologia das Toxinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que realizou testes farmacológicos paralelos para avaliação do soro já produzido.

Acidentes

Segundo Strauch, a abelha faz parte do grupo dos animais peçonhentos, que se caracterizam por possuírem glândulas que produzem e secretam veneno.

Picadas múltiplas de dezenas ou centenas de abelhas podem gerar intoxicação. Há casos de choque anafilático que podem levar o paciente à morte. “A letalidade é alta por um ataque de múltiplas abelhas por causa da quantidade de veneno que o paciente recebe e não tem o antídoto”.

A estimativa é que ocorram cerca de 10 mil acidentes com picadas de abelhas por ano no Brasil. Marcelo Strauch avaliou que o número pode ser muito maior, tendo em vista as subnotificações. O pesquisador afirmou que os acidentes por enxames de abelhas resultam em 40 óbitos notificados anualmente no Brasil.

O projeto contou ainda com apoio do Ministério da Saúde, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
IstoÉ online IstoÉ Dinheiro online BOL UOL UOL Agência Brasil Folha do Norte do MS O Fluminense online O Documento online O Melhor da Notícia Poliarquia Política Livre Portal Agora no RS The World News (Ucrânia/Brasil) TN Online Portal SBN RolNews Portal do Holanda Portal Lapada Lapada Rádio Educadora de Sapeaçu Folha Vitória online Gazetaweb (Alagoas) Imirante Jornal de Piracicaba LiberaPensado.com Midia News Mix Vale Mossoró Hoje Enfoque MS Es 1 Bem Paraná online Diário de Pernambuco online Alagoas Alerta Brasil Noticia Contexto Exato Cabresto Z1 Portal de Notícias Tucano FM Visão Cidade Rápido no Ar O Liberal (PA) online Notícia Agora Gazeta online Metropóles Correia de Santa Maria Notibras Leia Notícias O Sul online OGazeteirO Paulínia 24 Horas Notícia Santa Portal Portugal Digital África 21 Digital (Angola) Sociedade Científica Faxaju Rádio Aratiba Am Tarauacá Notícias DeFato Online O Liberal (Americana, SP) online Pirôpo News Bahia no minuto Acorda Cidade Jornal Bairros Net Jornal Floripa D24AM Blog Diário de Tangará Jornal Tijucas Alcinópolis A Semana News BLOG Claudio Oliveira Cassilândia Notícias A Tribuna News 180 Graus Berimbau em Foco Blog do Faroleiro Blog do José Duarte Lima Cidade Verde Real Deodorense Espaço Livre Notícias SBT Interior Paraná Extra Cidades na Net ClickNews Blog do Vinicius de Santana GCN Daynews De Olho na Cidade Portal Correio do Lago BN - Bahia Notícias Diário Digital (MS) Notícias Camaquã e Região ID News Iporã News Falando de Gestão Liberdades Portal de Finanças Portal F11 Tribuna de Petrópolis Diário do Litoral (Santos, SP) online 4oito Amazonas 1 F5 News MS Hoje Gaz Portal Salvador Dez Jornal Joseense News Top Sector Jornalismo 24 Horas Jornal Integração online Agora RN online Blog do Vinicius de Santana Correio de Notícias (PR) Mídia Bahia Camocim Imparcial Rádio FM Aqui Notícias online BMNotícia Cenário MT ID News Informe Baiano O Livre Parada Musical Urgente News VoxMS Agora Notícias Brasil Studio FM Blog Escrete de Ouro ErreJota Notícias online Mural do Oeste Leiamais.ba Alcinópolis Paraíba Online Alô Valparaíso O Extra.net (Fernandópolis, SP) online Mais Expressão Portal Guaira Rádio Educadora AM Rede Clipex AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul Jornal da Ciência online Augusto Urgente Bill Noticias Santa Catarina News Metropolitano Agora GR Notícias Portal GRNews Sinal Verde Jornal Mais Notícias Novoeste Progresso Conexão Boas Notícias Magronada Espaço Ecológico no Ar O Tempo online O Tempo (Contagem, MG) online Super Notícia 91,7 FM Noticiário Dourados Agora O Tempo online Jaciara News Folha Vitória online O São Gonçalo Imprensa News Sul Atitude Tocantins Portal Litoral Notícias Portal Angélica Recôncavo no Ar Região Noroeste Mercedes FM Rádio Rota do Sol FM Rádio Urbana FM Rádio Ibiaçá RC Notícia Rádio Cultura FM 97,3 MHz JE Acontece