O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, anuncia hoje, em Brasília, a criação do maior banco de dados de café do mundo - o Projeto Genoma Café, concluído recentemente por pesquisadores brasileiros.
O acesso de instituições nacionais e estrangeiras ao banco de dados serão reguladas através de um contrato de cooperação técnica que também será assinado hoje pelo ministro. O contrato envolve a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Instituto Uniemp -Fórum Permanente das Relações Universidade-Empresa.
As informações geradas pelo Projeto Genoma Café poderão beneficiar toda a cadeia produtiva cafeeira, incentivando a produção de orgânicos e a proteção do meio ambiente e do trabalhador rural por meio do uso de tecnologias sustentáveis.
Os consumidores brasileiros também serão beneficiados com a produção de grãos de melhor qualidade de aroma e sabor. Novos mercados também serão abertos para os cafés brasileiros.
Notícia
Folha de Londrina