Notícia

Saber Eletrônica

Brasil: Avançam pesquisas sobre aparelho para análise de DNA

Publicado em 01 maio 2006

A "Cientistas Associados", empresa de desenvolvimento tecnológico incubada no ParqTec de São Carlos — SP, acaba de construir um estudo de viabilidade técnica do primeiro aparelho de análise de DNA totalmente desenvolvido no Brasil.
O projeto conta com o apoio do Programa de Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (Pipe/FAPESP) e é fruto de uma parceria com o Centro de Pesquisa em Ótica e Fotônica do Instituto de Física com o Instituto de Química — ambos localizados em São Carlos e pertecentes a USP.
De acordo com o físico Sandro Hillebrand, coordenador do projeto, "análise química de DNA em testes de paternidade, por exemplo, os fragmentos de DNA são separados e detectados por mei da fluorescência de marcadores a laser. O estudo de viabilidade comprovou ser possível a substituição do laser por outra fonte de excitação no detector de fluorescência, barateando o equipamento".
Para alcançar esses resultados, a Cientistas Associados recorreu a conceitos de ótica, química bionalítica, eletrônica e computação. "Esse tipo de equipamento serve aos diversos propósitos da Biotecnologia — da saúde ao agronegócio. O próximo passo é a construção do protótipo comercial, já batizado de GeneID", diz Hillebrand.