O Brasil vai produzir a primeira vacina contra a dengue 100% nacional e de dose única.
A fabricação em larga escala foi anunciada na manhã desta terça-feira (25), no Palácio do Planalto, em evento sobre parcerias público-privadas para a produção de vacinas, medicamentos e outros insumos.
Essa produção de vacinas 100% nacional é uma parceria do Instituto Butantan com a empresa WuXi Biologics. O investimento total é de R$ 1,26 bilhão. Segundo o governo, a partir de 2026 serão ofertadas 60 milhões de doses anuais do imunizante, com a possibilidade de ampliação conforme a demanda e também a capacidade produtiva.
Outro anúncio importante hoje foi o da fabricação nacional de insulina, uma parceria da Fiocruz com a empresa Biomm. Também foi anunciado o desenvolvimento de uma vacina nacional contra a gripe aviária e outra contra o vírus sincicial respiratório.
Reforço contra HPV
O ministério lançou uma estratégia nacional para vacinar três milhões de jovens de 15 a 19 anos contra o HPV, o papilomavírus humano. A ação visa corrigir o acúmulo de adolescentes não imunizados desde 2014, quando essa vacina foi introduzida no Brasil. O resgate de jovens não vacinados será realizado em 121 cidades consideradas prioritárias.