O Brasil apresentou sua primeira vacina contra a dengue desenvolvida no país, conforme noticiado pela teleSUR, parceira da TV BRICS.
A iniciativa foi liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que assinou decretos autorizando investimentos em vacinas contra a dengue, a gripe H5N8 e o vírus sincicial respiratório (VSR).
A vacina, de dose única, comprovou eficácia contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Com um investimento inicial de cerca de US$ 221 milhões (aproximadamente R$ 1,26 bilhão), a expectativa é que ela desempenhe um papel fundamental na redução dos impactos da doença. As autoridades de saúde do Brasil confirmaram que, em 2025, pelo menos 60 milhões de doses serão distribuídas pelo Sistema Único de Saúde.
Em 2024, o Brasil iniciou uma campanha nacional de imunização contra a dengue, priorizando 3,3 milhões de crianças de 10 a 14 anos. A introdução da vacina nacional deve ampliar ainda mais os esforços de imunização, garantindo maior acesso à proteção contra a doença.