Notícia

Bomba Bomba

Brasil abre agosto com 94,6 mil mortes por Covid-19

Publicado em 03 agosto 2020

Segundo informações desta segunda-feira (03/7) disponibilizadas no painel do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) sobre a pandemia do novo coronavírus no (causador da Covid-19) no Brasil, o país registrou nas últimas 24 horas 556 mortes pela doença, totalizando 94.660 vítimas fatais da Covid-19.

No mesmo período, de acordo com contagem do órgão, houve a confirmação de 16.476 novos infectados pelo novo coronavírus. Desde o início da pandemia, o Brasil já soma 2.750.153 diagnósticos positivos para a doença.

O número é o mesmo divulgado no boletim diário do Ministério da Saúde desta segunda-feira: nas últimas 24 horas foram 556 mortes e 16.476 diagnósticos confirmados do novo coronavírus, totalizando 94.660 óbitos e 2.750.153 casos confirmados da doença desde o início da quarentena.

Epicentro da pandemia no Brasil, o Estado de São Paulo registrou nesta segunda-feira (03/8) 48 óbitos causados pela Covid-19 em 24 horas – no mesmo período, houve 1.533 diagnósticos confirmados do novo coronavírus. No total, são 23.365 vítimas fatais da doença, com 560.218 pessoas infectadas.

Em relação à capacidade do sistema de saúde do Estado, a taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) voltados ao tratamento do novo coronavírus é de 61,6% no Estado e de 59,9% na Grande São Paulo.

Considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e autoridades sanitárias a principal medida de contenção da pandemia do novo coronavírus, o isolamento social no Estado de São Paulo no último domingo (03/8) foi de 51%, mesmo índice registrado na capital.

Os dados são Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que utiliza dados fornecidos por empresas de telefonia para medir o deslocamento da população e a adesão às medidas estabelecidas pela quarentena no Estado.

Mais sobre o coronavírus

Pela segunda semana consecutiva, o Estado de São Paulo registrou redução nos índices de óbitos e internações por coronavírus . Segundo anúncio do Governo do Estado nesta segunda-feira (03/8), a diminuição no número de mortes chegou a 8%.

De acordo com a administração estadual, na semana de 19 a 25 de julho, o Estado registrou um total de 1.870 óbitos por coronavírus. Já entre os dias 26 de julho e 1 de agosto, o número caiu para 1.719, o que significa queda de 8% nas estatísticas e 151 vítimas fatais a menos. A comparação entre os períodos de 12 a 18 de julho e de 19 a 25 de julho, já havia apontado redução de 4% nas mortes.

São Paulo também registrou queda de 2,5% no número de internações de pacientes infectados. Entre os dias 15 e 25 de julho, 12.874 pessoas foram internadas com coronavírus em todo Estado. Na semana subsequente foram registradas 12.551 internações, ou seja, 323 pacientes a menos.

A comparação entre as semanas de 19 a 25 de julho e 12 a 18 de julho já havia indicado queda nas internações. A redução havia sido de 4% na cidade de São Paulo e também de 4% no Estado.

Além das informações gerais do Estado, os dados divulgados hoje apontam redução de 5% tanto para óbitos quanto para internações na capital. Na Região Metropolitana de São Paulo houve queda de 2% nas internações e de 29% nos óbitos. Já no interior, as internações caíram 1% e as mortes reduziram 5%.

Atuação do município

Diariamente, até a próxima sexta-feira (07/8), a Prefeitura de São Paulo, em ação conjunta com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), GCM (Guarda Civil Metropolitana) e do Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar, realiza blitzes educativas com enfoque na prevenção da Covid-19 .

As ações de conscientização ocorrerão sempre das 7h às 9h, em ruas e avenidas das zonas norte, sul, leste, oeste e centro da capital. A medida tem caráter preventivo e também é uma forma de conscientizar a população sobre os riscos da doença.

A intervenção possibilita a exibição de mensagens por profissionais de saúde aos motoristas, lembrando sobre as medidas essenciais para prevenir a disseminação da doença. A CET também colocará um painel móvel em cada um dos locais com a mensagem “previna-se do coronavírus, use máscara”.

Ações e Atitudes

Um método, descrito por pesquisadores brasileiros em artigo em uma plataforma on-line, permite diagnosticar a Covid-19 em cerca de 20 minutos, com baixo custo e sem a necessidade de reagentes importados . O estudo ainda não teve revisão por pares.

O sistema usa algoritmos de inteligência artificial capazes de reconhecer em amostras de plasma sanguíneo de pacientes um padrão de moléculas característico da doença. Segundo os autores, também é possível identificar, entre os casos confirmados, os indivíduos com maior risco de desenvolver manifestações graves, como insuficiência respiratória.

De acordo com os pesquisadores, nos testes feitos para validar a metodologia, foi possível diferenciar as amostras positivas e negativas com um acerto de mais de 90%. Também houve a diferenciação entre casos graves e leves com acerto em torno de 82%. O método, agora, está iniciando processo de certificação junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O exame, quando em operação, poderia custar em torno de R$ 40 por amostra, cerca de metade do preço de custo do RT-PCR, método considerado padrão-ouro para diagnóstico da Covid-19.

O projeto é apoiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e envolve pesquisadores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e da USP (Universidade de São Paulo), além de colaboradores no Amazonas.

*Este conteúdo e outros conteúdos especiais podem ser conferidos no hotsite Coronavírus

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
UOL Estadão.com G1 Estado de Minas online Yahoo! Portal Exame UOL Portal R7 Diário do Rio Claro Mundo Lusíada Central das Notícias Casa de Notícias MSN Agora RN online Blog de Isabella Barros Martins Central das Notícias 2A+ Farma Portal Thathi ICTQ - Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade Central das Notícias Blog do Valente Camaçari Notícias Jornal O Diário (RJ) online Via Comercial O Popular (Piracicaba, SP) online O Sul online Ouro Preto Online O Sul Terça Livre TV Panorama Farmacêutico Diário de Taubaté online Duna Press São Carlos em Rede Galileu online Coluna Supinando Jornal Ação Popular Bahia.ba Jornal Integração Folha Vitória online Altair Tavares GP1 Terra MSN Radar do Futuro Portal da Enfermagem Atemporal Central das Notícias MSN Veja Saúde online NewsBeezer Jornal da Ciência online Câmara Municipal de São Paulo Rondonotícias Central das Notícias Piauí Noticias TV Minas Olha Goiás Acontece Agora Online A Voz do Triângulo Blog Cidade News Itaú Rádio Studio FM 98.3 Vale São Patrício Alagoas 24 Horas Notivagos Indiaroba Web Rádio Top Samba Diário da Notícia Head Topics (Reino Unido) Tabocas Notícias Resende News Cenário MT Dica do tio O Sul online Notícia da Bahia Recôncavo no Ar Bahia.ba Mix Vale Portal do Governo do Estado de São Paulo Portal Saúde no Ar CNN (Brasil) Jornal Folha da Terra (Itupeva, SP) online Central das Notícias Algomais online Noticias RTV (Espanha) Central das Notícias Canaltech Dom Total Agenda Capital ABIPTI - Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Camaçari Notícias Única News Barriga Notícias Bahia Econômica Panorama Farmacêutico Sistema de Notícias PB Agora Notícias de Campinas Revista Amazônia Jornal Alerta Catraca Livre Blog Clara Melo Pinto TV Web Cariri Blog Marina Alves Castro Mundo + Tech Blog Jornal da Mulher Central das Notícias Olhar Digital LabNetwork Epoch Times em Português Rádio Brasil Campinas Jornal de Piracicaba Panorama Farmacêutico Correio Popular (Campinas, SP) Correio Popular (Campinas, SP) online Metro Jornal online Clube FM 100.5 Melody FM 94.1 106.7 FM (Ribeirão Preto, SP) Central das Notícias Band FM Tangará da Serra 92.1 Central das Notícias A Cidade On (São Carlos, SP) USP São Carlos São Carlos em Rede A Cidade On (São Carlos, SP) Correio Capixaba online São Carlos Agora Jornal Dia Dia Sou de Palmas Jornal Imprensa Regional