Aulas teóricas e práticas focam produção e comercialização
Nos dias 11 e 12 de agosto, ocorre na Fazenda Experimental Lageado, em Botucatu, o curso de Cultivo de Cogumelo Shitake (Lentinula edodes). A atividade é promovida pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), que oferece 22 vagas.
As aulas do primeiro dia tratam das características gerais do cultivo: produção de matrizes; cultivo tradicional em toras e outros tipos; processamento; marketing e comercialização, e alternativas de consumo.
Durante as aulas práticas, os participantes aprendem técnicas de isolamento de linhagens, preparo de substratos e meios de cultura, além de receberem noções de identificação de fungos contaminantes e outras pragas utilizando microscópio e lupa. Essa parte do curso inclui visita técnica nas instalações do Módulo de Cogumelos para conhecimento de todas as fases do cultivo. A inscrição inclui material didático e certificado.
Histórico - O Módulo de Cogumelos da FCA, realizadora do evento, iniciou suas atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária em meados da década de 1980. Envolvem alunos de graduação e de pós-graduação da Universidade e de outras instituições, além de diversos órgãos de fomento como Fapesp, CNPq, Capes e o setor produtivo. Atualmente, o Módulo é referência nacional no setor.
Inscrições: 014 - 3882-7373 / 014 - 3811-7213
Site: www.fca.unesp.br
e-mail: modcogumelo@fca.unesp.br