Notícia

Jornal da Unesp online

Botucatu oferece curso de cultivo de cogumelo Shitake

Publicado em 08 agosto 2007

Aulas teóricas e práticas focam produção e comercialização

Nos dias 11 e 12 de agosto, ocorre na Fazenda Experimental Lageado, em Botucatu, o curso de Cultivo de Cogumelo Shitake (Lentinula edodes). A atividade é promovida pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), que oferece 22 vagas.

As aulas do primeiro dia tratam das características gerais do cultivo: produção de matrizes; cultivo tradicional em toras e outros tipos; processamento; marketing e comercialização, e alternativas de consumo.

Durante as aulas práticas, os participantes aprendem técnicas de isolamento de linhagens, preparo de substratos e meios de cultura, além de receberem noções de identificação de fungos contaminantes e outras pragas utilizando microscópio e lupa. Essa parte do curso inclui visita técnica nas instalações do Módulo de Cogumelos para conhecimento de todas as fases do cultivo. A inscrição inclui material didático e certificado.

Histórico - O Módulo de Cogumelos da FCA, realizadora do evento, iniciou suas atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária em meados da década de 1980. Envolvem alunos de graduação e de pós-graduação da Universidade e de outras instituições, além de diversos órgãos de fomento como Fapesp, CNPq, Capes e o setor produtivo. Atualmente, o Módulo é referência nacional no setor.

Inscrições: 014 - 3882-7373 / 014 - 3811-7213

Site: www.fca.unesp.br

e-mail: modcogumelo@fca.unesp.br