Notícia

Jabaquara News

Botânico inaugura novo prédio

Publicado em 19 novembro 2013

O Instituto de Botânica (IBt) e o Jardim Botânico de São Paulo comemoraram seu aniversário de 85 anos, nesta quarta-feira (6), e receberam como presente a inauguração do novo prédio do Herbário SP “Maria Eneida Kauffmann” e a abertura do 50 Simpósio de Restauração Ecológica: Políticas Públicas para a Conservação da Biodiversidade.

A obra do novo espaço do Herbário SP teve custo de R$5.170.370 e foi patrocinada com recursos diretos do tesouro estadual, de convênios entre o Estado de São Paulo e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O edifício oferece condições controladas de umidade e temperatura, além de sistema de combate a incêndio, visando a dar mais segurança às mais de 460 mil exsicatas (amostras de planta prensada e em seguida seca em estufa) de plantas e permitindo o acondicionamento de toda a coleção atual, com possibilidade de 54% de expansão. O investimento é justificado por se tratar de importante infraestrutura adequada à preservação e manutenção de acervo científico existente, com ampliação de sua capacidade de crescimento, de intercâmbio com instituições congêneres do Brasil e do exterior, atendimento ao público e da produção científica e tecnológica do IBt.

Localizado no bairro da Água Funda, o Herbário SP é o terceiro maior do país e seu acervo atual abriga cerca de 460 mil espécimes da flora brasileira e internacional , sendo instituição fiel depositária do Conselho Nacional de Gestão de Patrimônio Genético (CGEN) e do Ibama. O Herbário SP é a maior referência do Estado em números de espécimes da flora paulista e brasileira. Ele é de vital importância nos estudos de impactos ambientais, tanto como fonte de informação prévia para esses “estudos, como depositário de exemplares de espécies advindas de grandes obras, tais como o Rodoanel Mário Covas, e de impacto urbano sobre unidades de conservação, como, por exemplo, o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (Pefi).

O 50 Simpósio de Restauração Ecológica: Políticas Públicas para a Conservação da Biodiversidade, iniciado na quarta-feira (6), terá a participação de mais de 800 profissionais dos diversos setores da sociedade, incluindo pesquisadores, estudantes,prefeituras e organizações não governamentais. O Jardim Botânico de São Paulo fica na avenida Miguel Estéfano, 3.687, na Água Funda. Telefone: 5067-6000.