A Olimpíada Paulista de Matemática (OPM) anunciou os 105 alunos brasileiros e 17 portugueses que receberam medalhas na 28a edição da competição.
Thiago Romero escreve para a 'Agência Fapesp':
A cerimônia de premiação foi realizada no dia 6 de novembro, em SP, no Palácio dos Bandeirantes, com a presença de Shigueo Watanabe, fundador da OPM em 1977.
A competição foi dividida em duas fases, cada uma com prova de cinco problemas dissertativos. A primeira, que contou com 30 mil participantes, foi realizada em 14 de agosto em cerca de mil escolas públicas e privadas do Estado de SP, e em algumas escolas de Portugal.
Os professores corrigiram as questões e enviaram os resultados pela internet para a comissão julgadora. A segunda fase foi realizada no Instituto de Física da USP e contou com a participação de 580 alunos.
'A idéia é estimular o estudo de matemática tanto entre os estudantes quanto entre os professores, com o intuito de mostrar o quanto a disciplina é agradável e relevante', disse Pablo Ganassim, presidente da OPM, à 'Agência Fapesp'.
'As questões são elaboradas para tornar a matemática mais atrativa, na medida em que as provas mostram as aplicações práticas dos problemas. Nós utilizamos para ilustrar uma das questões, por exemplo, a Torre Eiffel, uma vez que ela acompanha a curva de um gráfico de logaritmo.'
A competição teve três categorias, Alfa, Beta e Gama, reunindo alunos da quinta série do ensino fundamental ao segundo ano do ensino médio. As medalhas de ouro, prata e bronze foram distribuídas entre estudantes das escolas públicas e privadas.
'A motivação dos alunos alavanca o estudo e o ensino não só da matemática, mas de outras disciplinas como a engenharia e a ciência da computação, pois os participantes desenvolvem habilidades para o estudo de diferentes matérias', disse Ganassim.
Os nomes dos 122 ganhadores serão publicados no site da OPM, em http://www.opm.mat.br
(Agência Fapesp. 9/11)
JC e-mail 2643, de 09 de Novembro de 2004.
Notícia
JC e-mail