Notícia

Novo Cantu Notícias

Bolsistas da FAPESP são premiados no 8º Latin America Research Awards

Publicado em 27 janeiro 2021

Por Redação

Agência FAPESP – Dois bolsistas da FAPESP estão entre os vencedores do 8o Latin America Research Awards (Lara), prêmio do Google que apoia projetos de pesquisa na América Latina.

Os bolsistas são Alceu Emanuel Bissoto, doutorando do Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Antônio Carlos Theóphilo Costa Júnior, doutorando também do IC-Unicamp.

Bissoto ganhou com a pesquisa “ Geração ilimitada de imagens de lesões de pele usando redes generativas adversariais ”, sob orientação da professora Sandra Eliza Fontes de Avila, do IC-Unicamp. Já Costa Júnior foi premiado pelo estudo “Combate a notícias falsas por meio da atribuição de autoria e análise de filogenia”, orientado pelo professor Anderson de Rezende Rocha, do IC-Unicamp.

A última edição do Lara ofereceu ao todo US$ 500 mil para 22 projetos de estudantes de mestrado e doutorado. Desses, cinco projetos estão relacionados à COVID-19 e os demais a usos de inteligência artificial no setor de saúde e de aprendizado de máquina, entre outros temas.

Entre as propostas escolhidas estão 13 do Brasil, duas do Chile, quatro da Argentina, uma do Peru, uma da Colômbia e uma do México. Os temas vão desde classificar lesões cutâneas visando identificar câncer até detectar focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue e zika.

A lista completa dos trabalhos vencedores pode ser consultada no blog do Google Brasil.

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.