Agência FAPESP - Bolsista da FAPESP foram os ganhadores da "Premiação de Painéis de Pesquisa" na 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e 8º Congresso Ibero-americano de Psicologia da Federação Ibero-americana de Associações de Psicologia, realizados em outubro.
O Prêmio Carolina Martuscelli Bori, categoria doutorado, ficou com Vanessa Barbosa Romera Leme, pelo trabalho "Práticas parentais e recursos do ambiente de famílias nucleares, monoparentais e recasadas e o comportamento de crianças durante a transição para o ensino fundamental".
O estudo foi feito como doutorado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), com orientação da professora Edna Maria Marturano, e Bolsa da FAPESP.
Elisa Rachel Pisani Altafim, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru, foi a ganhadora na categoria mestrado e ficou com o Prêmio Luiz Marcellino de Oliveira.
O trabalho intitulado "Práticas Parentais de Mães de Bebês: A Influência de Variáveis Maternas e do Bebê" teve como orientadora a professora Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues, do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências, e contou com Bolsa da FAPESP.
Segundo Altafim, estudar as estratégias utilizadas pelas mães para cuidar e educar seus bebês permite conhecer as práticas parentais utilizadas e possibilita oferecer orientações adequadas para essas mães de bebês.
"O estudo enfatiza a importância de sensibilizar as mães desde a primeira infância sobre seu papel na interação com seu filho e a utilização de práticas parentais adequadas", disse.
Mais informações: www.r2012.sbponline.org.br.