Notícia

Esteta

Bolsistas da FAPESP são premiados em eventos em psicologia

Publicado em 30 novembro 2012

Bolsista da FAPESP foram os ganhadores da "Premiação de Painéis de Pesquisa" na 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e 8º Congresso Ibero-americano de Psicologia da Federação Ibero-americana de Associações de Psicologia, realizados em outubro.

O Prêmio Carolina Martuscelli Bori, categoria doutorado, ficou com Vanessa Barbosa Romera Leme, pelo trabalho "Práticas parentais e recursos do ambiente de famílias nucleares, monoparentais e recasadas e o comportamento de crianças durante a transição para o ensino fundamental".

O estudo foi feito como doutorado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), com orientação da professora Edna Maria Marturano, e Bolsa da FAPESP.

Elisa Rachel Pisani Altafim, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru, foi a ganhadora na categoria mestrado e ficou com o Prêmio Luiz Marcellino de Oliveira.

O trabalho intitulado "Práticas Parentais de Mães de Bebês: A Influência de Variáveis Maternas e do Bebê" teve como orientadora a professora Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues, do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências, e contou com Bolsa da FAPESP.

Segundo Altafim, estudar as estratégias utilizadas pelas mães para cuidar e educar seus bebês permite conhecer as práticas parentais utilizadas e possibilita oferecer orientações adequadas para essas mães de bebês.

"O estudo enfatiza a importância de sensibilizar as mães desde a primeira infância sobre seu papel na interação com seu filho e a utilização de práticas parentais adequadas", disse.

Mais informações: www.r2012.sbponline.org.br.

Fonte: Agência FAPESP