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Bolsistas da FAPESP desenvolvem sistema para qualificar ofertas do comércio eletrônico

Publicado em 22 janeiro 2014

Uma pesquisa de pós-doutorado, desenvolvida na Universidade de São Paulo (USP) apresentou resultados que podem facilitar a vida de consumidores na internet. Atualmente a maioria reclama que, ao navegar pelas lojas virtuais, são bombardeados por anúncios de produtos, ofertas de serviços e informações que, na maioria das vezes, estão longe do que buscam naquele momento.

A pesquisa surgiu no Laboratório de Inteligência Computacional (Labic) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), campus de São Carlos, com Bolsa da FAPESP.

Os dados envolvem todo o tipo de cruzamento de informações e visa dar eficácia aos sites de comércio eletrônico (e-commerce) e provedores de conteúdo sistemas de recomendação mais objetivos.

“A ideia é que, além do padrão de comportamento do usuário ao acessar um determinado site, como as páginas de produtos que clicou, os sistemas de recomendação de lojas virtuais também utilizem informações do contexto em que o usuário está inserido enquanto navega, tais como o dia, a hora e a localização geográfica”, disse Marcos Aurélio Domingues, pesquisador do Labic que, sob a supervisão da professora Solange Rezende, realizou o estudo.