Notícia

Portal do Governo do Estado do Espírito Santo

Bolsistas da Fapes podem participar de concurso mundial de comunicação científica

Publicado em 08 novembro 2019

Estão abertas as inscrições de propostas para a competição internacional de comunicação científica do FameLab 2020. O objetivo da chamada é apoiar estudantes a realizarem vídeos de apresentação oral sobre um tópico de ciência ou tecnologia, com a duração máxima de três minutos.

Podem participar candidatos que sejam bolsistas de uma fundação de amparo à pesquisa participante da seleção. Assim como a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), os órgãos parceiros poderão custear as despesas de participação do selecionado nas etapas presenciais nacionais.

Os proponentes devem ter idade mínima de 21 anos e ser fluentes nas línguas portuguesa e inglesa. Além disso, os candidatos devem ser brasileiros e residir no Brasil, ter mestrado, doutorado, pós-doutorado, concluídos ou em andamento, ou livre-docência nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias.

Inscrição

As candidaturas devem ser cadastradas no site www.famelab.com.br até o dia 31 de janeiro de 2020, junto com um vídeo de inscrição. O anúncio dos semifinalistas selecionados para a primeira etapa presencial do concurso será no dia 3 de abril de 2020.

O vídeo de apresentação oral deverá ser em português, seguido da versão em inglês, e abordar um tópico de ciência ou tecnologia. Deve ainda ter duração máxima de seis minutos, sendo no máximo três minutos para cada versão.

Não é permitido fazer uso de slides montados em Power Point ou outro software de apresentação. O vídeo deve estar sem música de fundo e sem edições ou efeitos especiais.

Famelab 2020

A primeira etapa presencial do curso será na cidade de São Paulo e acontecerá entre os dias 4 e 8 de maio de 2020. Já o evento FameLab Internacional será realizado em junho de 2020 no Cheltenham Science Festival, na Inglaterra.

As despesas de transporte, hospedagem, alimentação e entradas para o Festival de Cheltenham, onde ocorre a final internacional, serão custeadas pelo Conselho Britânico.

O objetivo do FameLab é promover a aproximação entre cientistas e público em geral, por meio da contextualização e abordagem de temas científicos no dia a dia da sociedade. A iniciativa também incentiva o desenvolvimento de competências em comunicação, em especial a habilidade oral.

A chamada pública é fruto da parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (MCTIC/CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Conselho Britânico.

SERVIÇO

Chamada FameLab Brasil 2020

Inscrições até 31 de janeiro de 2020

Submissão de propostas pelo www.famelab.com.br

Confira o edital

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Fapes

Mike Figueiredo

(27) 3636-1867/99309-7100

comunicacao@fapes.es.gov.br