O universitário Antonio Carlos Torrezan de Sousa que conclui no meio do ano o curso de Engenharia Elétrica na Unicamp, foi premiado pela IEEE Microwave Theory and Techniques Society com a Undergraduate/Pre-Graduate Scholarship para o ano acadêmico 2004-2005.
Ele foi o único estudante da América Latina a receber o prêmio, no valor de 1.200 dólares mais auxilio para participar de uma das três conferencias internacionais organizadas pela IEEE. Sete estudantes foram premiados.
Antonio Carlos candidatou-se ao Prêmio com o projeto 'Cavidade de Microfita com Estrutura EBG para Ressonância de Spin Eletrônico', um desdobramento do trabalho de Iniciação Cientifica iniciado no LNLS em janeiro de 2003, primeiramente com bolsa concedida pelo CNPq e, depois, pela Fapesp.
No LNLS, ele foi orientado pelo pesquisador Gilberto Medeiros Ribeiro. Em novembro, o trabalho do estudante foi considerado o melhor na categoria tema livre na área de Tecnologia, no XI Congresso Interno de Iniciação Cientifica da Unicamp.
A pesquisa desenvolvida por Antonio Carlos no LNLS e parte de um projeto de ressonadores de microondas tipo 'strip line', para estudo de pontos quânticos. Nesta fase, o estudante projetou e construiu um dispositivo utilizado destinado a obter informações sobre a dinâmica de spins em pontos quânticos, para aplicações em processamento de informação quântica.
O projeto agora premiado pela Microwave Theory and Techniques Society é a base para a pesquisa que Antonio Carlos vai desenvolver em nível de Mestrado. Nesta fase, ele terá a orientação do professor Hugo Enrique Hernandez de Figueroa, da Faculdade de Engenharia Elétrica da Unicamp.
O LNLS dispõe de cotas de bolsas de Iniciação Cientifica, concedidas pelo CNPq e pela Fapesp. Até o dia 30/6, estão abertas as inscrições de estudantes de nível universitário interessados em fazer Iniciação Cientifica no Laboratório: http://www.lnls.br
Mais informações no site: http://www.mtt.org
(Assessoria de Comunicação do LNLS)
JC e-mail 2554, de 29 de Junho de 2004.
Notícia
JC e-mail