Notícia

Revista Museu

Bolsas para pesquisa na França

Publicado em 11 novembro 2009

O Programa Eiffel, do Ministério das Relações Exteriores da França, oferece bolsas de excelência para especialização, mestrado e doutorado a estudantes de outros países admitidos em instituições francesas de ensino superior. As inscrições poderão ser feitas até o dia 8 de janeiro de 2010.

As candidaturas devem ser apresentadas pela instituição francesa na qual o aluno está matriculado. As bolsas de mestrado e especialização, no valor de 1.181 euros mensais, são concedidas a candidatos com até 30 anos de idade. As áreas contempladas são engenharia, economia, administração, direito e ciências políticas.

As bolsas de doutorado, de 1,4 mil euros mensais, são voltadas para candidatos de até 35 anos de idade. As áreas contempladas são ciências da engenharia e exatas (física, química, ciências da vida, nano e biotecnologia, ciências ambientais, ciência e tecnologias da informação e da comunicação), economia, administração, direito e ciências políticas.

O objetivo do Programa Eiffel, criado em 1999, é formar futuros líderes estrangeiros, dos setores público e privado, e encorajar candidaturas de estudantes de países emergentes, em especial da Ásia, América Latina, Leste europeu, Oriente Médio e dos novos estados membros da União Europeia. O programa financia formações em nível de mestrado ou dez meses de mobilidade em doutorado em cotutela ou coorientação.

As candidaturas devem ser apresentadas exclusivamente pelos estabelecimentos franceses, que se comprometem a efetuar a inscrição dos estudantes selecionados. Os estudantes interessados em participar da seleção do Programa Eiffel devem manifestar seu interesse ao apresentar suas candidaturas às instituições francesas.

Mais informações: www.egide.asso.fr/jahia/Jahia/appels/eiffel

Fonte: Agência FAPESP