Notícia

Cremesp - Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo

Bolsas para Estudantes

Publicado em 18 novembro 2011

Na última sexta-feira, mais uma turma de alunos de Medicina apresentou os resultados de suas pesquisas em Ética Médica e Bioética, coordenadas e financiadas pelo Programa de Bolsas do Conselho Regional de Medicina (Cremesp). Concedidas a alunos do 2º ao 5º ano - ou que estejam cursando do 3º ao 10º semestre da faculdade - esta iniciativa de sucesso, completou dez anos de existência em 2011.

Cerca de 200 estudantes foram contemplados com bolsas na década, nesta tarefa coordenada por Reinaldo Ayer de Oliveira, professor da USP e conselheiro do Cremesp e centralizada no Centro de Bioética da entidade. "Este tipo de iniciativa faz com que o Conselho se mantenha como foco de interesse permanente por parte das universidades, professores e alunos" comemora Ayer.

Cada contemplado recebe mensalmente R$ 474,00 (valor equivalente ao da bolsa de iniciação científica da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo/Fapesp) durante 10 meses. "A oferta de bolsas consegue estimular o gosto dos alunos por pesquisa científica. Além disso, trata-se de um programa original que, pela sua importância e abrangência, inspirará outros Conselhos", observa Gabriel Oselka, coordenador do Centro de Bioética e membro da banca examinadora dos trabalhos.

Turma 2009/2010

Foram expostos, no dia 18, no auditório da Delegacia Metropolitana do Cremesp de Vila Mariana, os resultados finais dos seguintes projetos:

Projeto: Consequências do sistema meld de alocação de fígado para transplantes no Brasil

Bolsista: Roberto Carmagnani Pestana

Orientador: Paulo C.B. Massarolo

Projeto: O código de ética para estudantes de medicina: investigando subsídios fundamentados em princípios educacionais para seu aprimoramento

Bolsista: Ana Luiza Pereira Ract

Orientador: José Antônio Marques Maia de Almeida

Projeto: A Ética e a consideração do gênero nos momentos de assistência médica na Faculdade de Medicina de Marília

Bolsista: Murilo Ferreira Scucuglia

Orientadora: Ana Raquel Smaniotti Martins Gasparini

Projeto: Avaliação da qualidade da consulta médica pediátrica a partir do nível de compreensão e grau de satisfação do responsável pela criança assistida

Bolsista: Bruna Clemenc Esteves Del Persio

Orientador: Wagner Sérgio Silvestrini

Projeto: Saúde, espiritualidade e ética: percepção dos pacientes e integralidade do cuidado

Bolsista: Gabriela Romano de Oliveira

Orientador: Giancarlo Lucchetti

Projeto: A qualidade e inteligibilidade das informações sobre saúde atualmente disponíveis na internet podem afetar negativamente o e a relação médico-paciente?

Bolsista: Elisa Quaresma Coelho

Orientador: José Eduardo Dias Cardoso

Projeto: Código de ética do estudante de medicina: qual o nível de conhecimento por parte dos próprios acadêmicos de medicina?

Bolsista: Letícia Fontanini

Orientador: Fabio Volpe

Projeto: Programa telessaúde Brasil para apoio à estratégia Saúde da Família no Sistema Único de Saúde: as implicações éticas da segunda opinião formativa em São José do Rio Preto

Bolsista: Caio Eduardo Gullo

Orientadora: Eliana Marcia Sotello Cabrera

Temas

Ao longo do tempo as pesquisas foram se aperfeiçoando, envolvendo temas curiosos, como Por Que os Alunos de Medicina se Interessam Pouco por Idosos?; Avaliação do Grau de Entendimento do Consentimento Livre e Esclarecido dos Casais Submetidos a Técnicas de Reprodução Assistida; Aspectos Bioéticas da Nutrição em Pacientes Terminais e Aspectos Éticos e Humanísticos na Relação Médico-Paciente, entre tantos outros.

"Até agora, todos os alunos escolhidos cumpriram fielmente suas obrigações, em relação a prazos e resultados. O nível das pesquisas surpreende de maneira positiva e várias contam, inclusive, com possibilidade de publicação", destaca Reinaldo Ayer.

Ou seja, têm atendido os critérios do programa, como originalidade, integração e definição de objetivos; relevância da pesquisa para o desenvolvimento da ciência na área de ética médica; adequação da metodologia proposta e adequação da infra-estrutura da instituição de saúde para o desenvolvimento do projeto.