Notícia

Universia Brasil

Bolsas para afrodescendentes

Publicado em 01 novembro 2006

Encerram-se na sexta-feira (3/11) as inscrições para programa que oferece bolsas de estudo para afrodescendentes que queiram se preparar para o concurso de admissão à carreira diplomática.
O Programa de Ação Afirmativa - Bolsas-Prêmio de Vocação para a Diplomacia é uma parceria entre o Instituto Rio Branco e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Segundo o CNPq, o valor total da bolsa é de R$ 25 mil, concedidos em parcelas mensais, para o custeio de material bibliográfico e pagamento de cursos ou de professores que preparem os candidatos nas disciplinas exigidas pelo concurso.
Em sua quinta edição, o programa tem como objetivo promover a diversidade étnica do corpo diplomático e conta com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Fundação Palmares, do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Secretaria Especial de Direitos Humanos e da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
A seleção será realizada pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe), em duas etapas: provas objetivas e discursivas e uma entrevista técnica.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente via Sedex, endereçadas ao "Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco - Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia", Central de Atendimento do Cespe/UnB, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Caixa Postal 4488, Asa Norte, Brasília (DF), CEP 70919-970. [Fapesp]