Notícia

Cultivar

Bolsas na França

Publicado em 31 agosto 2009

A Agência Universitária de Francofonia (AUF), da França, lançou edital de financiamento para projetos de cooperação científica interuniversitária. As propostas brasileiras devem ser enviadas até 30 de setembro, ao Escritório das Américas da agência, em Montreal, no Canadá.

O edital inclui oportunidades de projetos compartilhados de pesquisa, de formação e de governança universitária. Os projetos devem ter duração de um a dois anos, dependendo da área. Os aprovados receberão financiamentos de 10 mil a 20 mil euros.

O objetivo do programa é desenvolver a cooperação sustentável entre instituições de ensino superior dos hemisférios Norte e Sul. Os projetos devem ser multilaterais e precisam estar vinculados às instituições superiores parceiras da AUF nas regiões da África Ocidental, América, Ásia Pacífica e Oceano Índico.

Campinas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade de Feira de Santana e Universidade Federal do Paraná.

O programa contempla as áreas de ciências da vida, ciências exatas, ciências da engenharia e ciências humanas e sociais.

Mais informações: www.auf.org

Fonte: Agência FAPESP - http://www.agencia.fapesp.br/