Notícia

Administradores

Bolsas na Alemanha

Publicado em 05 fevereiro 2009

Agência Fapesp

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) anunciou nova seleção de bolsistas para doutorado na Alemanha. A seleção, com inscrições abertas até o dia 2 de março, faz parte do programa da instituição em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Pela primeira vez o programa oferecerá a possibilidade de bolsas DAAD-Capes para duplo doutorado, além das modalidades para doutorado integral e sanduíche. O programa abrange todas as áreas de pesquisa.

As bolsas de doutorado integral terão duração máxima de quatro anos. As bolsas sanduíche são de dois anos; e as de duplo doutorado preveem até 24 meses de estada na Alemanha, que podem ser parcelados de acordo com a necessidade e o planejamento do projeto de pesquisa, a ser preparado em conjunto pelo orientador do Brasil com o da Alemanha.

O conhecimento do idioma alemão em nível intermediário é exigido apenas dos candidatos da área de ciências humanas. Entretanto, todos devem fazer teste prévio de nivelamento.

Os candidatos devem ter mestrado – concluído no máximo até o fim do primeiro semestre de 2009 – e, no caso das modalidades sanduíche e duplo doutorado, estar matriculados em programa de doutorado brasileiro. Para o duplo doutorado, é necessário que os regulamentos dos programas de pós-graduação das universidades brasileira (na qual o candidato está matriculado) e alemã (para a qual pretende ir) prevejam a possibilidade da dupla titulação.

Mais informações: http://rio.daad.de/shared/doutorado.html