Notícia

Protec - Pró-Inovação Tecnológica

Bolsas FAPESP de pós-doutorado em bioquímica e biologia estrutural

Publicado em 29 agosto 2019

Por Agência FAPESP

Duas Bolsas de Pós-Doutorado da FAPESP são oferecidas pelo Projeto Temático “Drug discovery contra doenças infecciosas humanas”, coordenado pelo professor Carsten Wrenger. As inscrições devem ser feitas até 1º de setembro de 2019.

A primeira vaga é na área de bioquímica. O bolsista selecionado vai atuar no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade São Paulo (ICB-USP), sendo encarregado de planejar, realizar e supervisionar a avalição bioquímica de compostos com potencial de ação em pró-fármacos.

Adicionalmente, vai realizar experimentos dose-resposta de compostos identificados usando eritrócitos cultivados e infectados com P. falciparum e respectivas culturas líquida/sólida de S. aureus, bem como ensaios de citotoxicidade em células HepG2 e Vero. Poderá também realizar experimentos de dose-resposta em células plasmodiais geneticamente modificadas, além de experimentos de avaliação de ADME in vitro.

Os interessados devem enviar curriculum vitae e carta de interesse para o professor Wrenger pelo e-mail cwrenger@icb.usp.br.

A segunda vaga é na área de biologia estrutural. O selecionado vai trabalhar no Grupo de Biotecnologia Molecular do Instituto de Física de São Carlos, também da USP, sob a supervisão do professor Alessandro Silva Nascimento.

O bolsista estará encarregado dos experimentos de cristalização de proteínas bacterianas e plasmodiais e da análise dos dados cristalográficos, além de dar suporte aos experimentos de biologia molecular/bioquímica com proteínas purificadas.

Interessados devem enviar e-mail para o professor Nascimento (asnacimento@ifsc.usp.br). Devem ser anexados o curriculum vitae e uma carta de interesse.

Os selecionados poderão ser convidados para uma entrevista on-line.

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/3002 e www.fapesp.br/oportunidades/3003.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.