Notícia

Esteta

Bolsas Ensino Público e Jornalismo Científico poderão ser solicitadas em Auxílios

Publicado em 28 outubro 2015

Pesquisadores que pretendem solicitar Auxílios à Pesquisa da FAPESP, nas modalidades Projeto Temático e Jovem Pesquisador, já podem incluir em sua solicitação, quando justificável, Bolsas no País - Ensino Público (BP.EP) e Bolsas no País - Jornalismo Científico (BP.JC) como itens do orçamento solicitado.

Os níveis das Bolsas BP.EP são definidos pela escolaridade dos candidatos e tempo de dedicação ao projeto, que podem ser 4 ou 8 horas semanais. Os valores das bolsas estão descritos em fapesp.br/valores/bolsasnopais.

O período de vigência das bolsas BP.EP poderá ser de 12 meses de concessão inicial, renováveis por períodos de 12 meses, respeitando o limite do período de vigência do Auxílio a que se vincula.

Com essa iniciativa a FAPESP espera intensificar a interação entre seus melhores projetos de pesquisa e a escola pública em São Paulo.

Já as Bolsas de Jornalismo Científico (JC) são concedidas para estudantes de graduação e profissionais diplomados em qualquer área, que não tenham vínculo empregatício.

Os candidatos precisam ter sido aceitos como alunos por um Curso de Introdução ao Jornalismo Científico e como estagiários por empresa de comunicação ou departamento de comunicação de uma instituição de pesquisa.

Os níveis das bolsas são definidos pela escolaridade dos candidatos e podem ser: JC-I, para alunos de cursos de graduação; JC-II, para candidatos que tenham concluído o nível superior; JC-III, para candidatos que tenham concluído o Mestrado; JC-IV, para candidatos que tenham concluído o Doutorado.

O período de vigência das bolsas JC poderá ser de seis meses de concessão inicial, renováveis por no máximo mais seis meses. Os valores estão em fapesp.br/valores/bolsasnopais.

Espera-se um substancial avanço nas atividades de comunicação e divulgação científica dos Projetos Temáticos.

Em ambos os casos, BP.EP e BP.JC, para cada bolsa solicitada como item do orçamento proposto, expressas na solicitação inicial do auxílio, deverá ser apresentado, juntamente com o projeto de pesquisa e como um anexo desse, um plano de atividades para o eventual recipiente da bolsa.

Para os pesquisadores interessados as normas de implementação estão nas instruções normativas da Diretoria Científica da FAPESP:

- Instrução Normativa DC028: Norma para concessão de Bolsas do Programa de Ensino Público;

- Instrução Normativa DC029: Norma para concessão de Bolsas do Programa José Reis de Incentivo ao Jornalismo Científico (Mídia Ciência).

Agência FAPESP