Notícia

Agrosoft

Bolsas em sustentabilidade na Alemanha

Publicado em 23 outubro 2007

Estão abertas até 15 de novembro as inscrições para bolsas de pós-graduação, doutorado e pós-doutorado, com foco em recursos biogênicos e cadeias de valor, no programa Estudar e Pesquisar para a Sustentabilidade, do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad) e do Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha (Bundesministerium für Bildung und Forschung - BMBF).

Segundo os organizadores, os estudos e pesquisas individuais devem focar a utilização sustentável de recursos biogênicos, bem como o aprimoramento das cadeias de valor (produtos e sistemas inovadores). Soluções que promovam a segurança alimentar e produtos ecologicamente corretos também serão incentivadas.

O programa visa a fortalecer a cooperação internacional em ensino e pesquisa com vistas ao desenvolvimento sustentável por meio da proteção ao meio ambiente e ao clima.

O programa concede sobretudo bolsas para pós-graduação (mestrado), doutorado e pós-doutorado na Alemanha. Estrangeiros que desejem obter o doutorado em seu país de origem podem optar por uma estada de pesquisa na Alemanha. Independentemente do tipo de bolsa escolhida, todos os selecionados terão oportunidade de realizar um estágio de até três meses em uma empresa alemã.

Interessados devem se candidatar pela internet e enviar documentação ao escritório do Daad no Rio de Janeiro. É necessário observar a idade máxima permitida para cada um dos tipos de bolsa.

Mais informações (arquivo Word, 147 Kb - em inglês): rio.daad.de/download/Offer_Biogen07.doc

FONTE

Agência Fapesp