Notícia

Envolverde

Bolsas de pós-doutorado na França

Publicado em 06 outubro 2010

Agência FAPESP - A Fundação Casa das Ciências do Homem (FMSH, na sigla em francês) oferece bolsas de pesquisa de pós-doutorado em ciências humanas e sociais no âmbito do Programa Fernand Braudel-IFER (International Fellowships for Experienced Researchers).

Com valor de 2 mil euros mensais e duração de até nove meses, as bolsas são dirigidas a pesquisadores estrangeiros na França e a pesquisadores franceses na Europa. As inscrições estarão abertas até o dia 31 de outubro.

O programa é realizado com o apoio da União Europeia, do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS, na sigla em francês) e dos ministérios franceses das Relações Exteriores e de Educação Superior e Pesquisa.

Dividido em diversos subprogramas conforme a procedência ou destino dos participantes, o programa inclui o antigo Programa Hermès, direcionado a pesquisadores latino-americanos. Todas as disciplinas das ciências humanas e sociais são contempladas. As abordagens interdisciplinares das problemáticas de pesquisa têm preferência.

Os laboratórios onde os bolsistas serão recebidos na França - ligados a universidades, ao CNRS ou às unidades da FMSH - são escolhidos pelos pesquisadores juntamente com a direção científica da FMSH, que poderá ajudar os candidatos a estabelecer os contatos e cooperações necessários.

Mais informações: http://www.msh-paris.fr/recherche/bourses-de-recherche-post-doctorales

(Envolverde/Agência Fapesp)