Notícia

USP São Carlos

Bolsas de Mestrado e Doutorado Direto FAPESP em Astropartículas no IFSC

Publicado em 11 janeiro 2021

Por Assessoria de Comunicação

O Grupo de Astrofísica de Partículas do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP) está oferecendo uma (1) bolsa de Mestrado (duração: 24 meses) e uma (1) bolsa de Doutorado Direto (48 meses) em Astropartículas associada a um projeto Jovem Pesquisador da FAPESP. O projeto de pesquisa propõe uma ampla diversidade de tópicos de estudos nos campos de busca de matéria escura e astrofísica de altas energias do Centro Galáctico, com foco especial na modelagem e análise de dados de telescópios de raios gama.

Podem concorrer à bolsa alunos do último semestre de graduação, recém-formados ou transferências do Mestrado para o Doutorado Direto, nas áreas de Física, Astronomia ou áreas afins – preferencialmente aprovados na prova escrita EUF (Brasil) ou GRE (exterior) – com excelente histórico escolar e nível de inglês, de acordo com os critérios estabelecidos pela FAPESP.

O(A) candidato(a) à vaga terá a oportunidade de estágio no exterior visando realizar parte de seu trabalho de tese em Instituições de Pesquisa na Europa (França ou Alemanha) ou Estados Unidos.

A bolsa poderá ser iniciada no primeiro ou segundo semestre de 2021.

Os interessados devem entrar em contato com Prof. Aion Viana (aion.viana@ifsc.usp.br). No campo “assunto”, colocar “Candidato a Bolsa FAPESP”. Os candidatos devem enviar os seguintes documentos (como um único arquivo PDF):

a) Histórico Escolar completo do seu curso de graduação (incluindo reprovações, quando for o caso);

b) Currículo Vitae (com link para o Currículo Lattes do CNPq, atualizado).

c) Um ou dois contatos de referência (de preferência orientador de iniciação científica, TCC ou mestrado)

d) Nota EUF ou GRE (se já tiver)

Encerramento das inscrições: 22/02/2021

Valor da bolsa: conforme tabela FAPESP (http://www.fapesp.br/3162).

Mais informações sobre Doutorado Direto: https://fapesp.br/bolsas/dd

Mais informações sobre as atividades do grupo de Astrofísica de Partículas do IFSC-USP: http://www.astro.ifsc.usp.br/

Por IFSC