Notícia

Jornal da Unesp

Bolsas de intercâmbio

Publicado em 01 setembro 2014

Por 14

A mestranda Caroline Rodrigues Basso e o doutorando Bruno Pereira Crulhas, alunos do programa de Pós-Graduação em Biologia Geral e Aplicada do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, Câmpus de Botucatu, foram selecionados para realizar intercâmbios em universidades norte-americanas.

Caroline foi contemplada com a Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e realiza treinamento na Auburn University, no Alabama.

O seu estudo visa desenvolver um nanobiossensor para determinação de Escherichia coli por meio de macrófagos (células do sistema imunológico formadas em resposta a agentes estranhos).

Já Crulhas recebeu bolsa do programa Ciência sem Fronteiras para um doutorado sanduíche na University of California, Davis (UCDavis). O foco do projeto do doutorando é a detecção de subprodutos liberados por células cancerígenas.

Os pós-graduandos são orientandos do professor Valber de Albuquerque Pedrosa, do Departamento de Química e Bioquímica do IB. “Os intercâmbios de alunos de pós-graduação irão evidenciar ainda mais o potencial da Unesp em relação à pesquisa”, destaca Pedrosa.