Notícia

Revista Museu

Bolsas de Iniciação Científica no Museu Paulista

Publicado em 23 maio 2011

SÃO PAULO, São Paulo - O Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas até 25 de maio para o processo seletivo de bolsistas de Iniciação Científica.

As bolsas se destinam ao desenvolvimento de pesquisa no âmbito do projeto "Espaço doméstico e cultura material em São Paulo colonial a partir do estudo de acervos do Museu Paulista/USP", apoiado pela FAPESP por meio do Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.

Ao todo, serão contemplados três alunos, sendo que cada um receberá R$ 502,80 por mês, valor da Bolsa de IC da FAPESP desde 1º de abril de 2011. A bolsa tem vigência de um ano, mas poderá ser prorrogada por mais um.

Para concorrer a uma das vagas é necessário ser aluno de graduação e não possuir reprovações no histórico escolar. Além disso, o candidato não poderá ter vínculo empregatício e bolsa de outra entidade. As bolsas são oferecidas apenas a alunos matriculados no curso de História da USP.

Das atividades a serem desenvolvidas, cada estudante selecionado será alocado para cada um dos três subprojetos que compõem o projeto de pesquisa.

No subprojeto "O espaço doméstico paulista em fontes textuais (séculos 18 e 19)", o objetivo principal é investigar os aspectos materiais do espaço doméstico colonial por meio da posse de artefatos arrolados nos inventários post-mortem manuscritos dos habitantes da cidade de São Paulo e arredores no referido período.

O segundo subprojeto, "O mercado de artefatos domésticos em São Paulo (séculos 18 e 19)", visa à investigação dos aspectos materiais do espaço doméstico colonial paulista por meio da produção e circulação de artefatos na cidade de São Paulo e arredores no referido período, registrados em fontes manuscritas.

O terceiro, "O espaço doméstico colonial paulista em acervos do Museu Paulista/USP", pretende analisar a formação das coleções e o histórico expositivo dos artefatos relacionados ao espaço doméstico colonial paulista no museu.

Mais informações e edital: www.mp.usp.br/docs/edital.pdf

Fonte: Agência FAPESP