Notícia

RedeNotícia

Bolsas de estudos na Europa

Publicado em 10 outubro 2011


Agência FAPESP – Um programa de intercâmbio entre a Universidade de São Paulo (USP) e a União Europeia destinará dez bolsas anuais para estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação que queiram realizar estudos na Universidade de Cambridge (Inglaterra) ou na Scuola Internazionale Superiore di Studi Avanzati (Sissa), na Itália.

De acordo com a USP, o programa tem como objetivo promover o avanço de programas educativos em neurociências, ampliando as oportunidades de investigação científica para jovens neurocientistas latino-americanos, além de colaborações duradouras entre instituições da América Latina e europeias.

A prioridade é para estudantes que atuem nas áreas de neurociências, como desenvolvimento, plasticidade, estudo dos sistemas motores, fisiologia sensorial e estudo da neurobiologia das emoções. Também são aceitas inscrições para áreas de nanotecnologia, cognição, eletrofisiologia e afins.

A coordenação geral do intercâmbio é do professor Vincent Torre (Sissa), tendo como colaborador o professor Hugh Robinson (Universidade de Cambridge), com coordenadores de quatro países latino-americanos: México, Argentina, Chile e Brasil. No país, a coordenação é da professora Elaine Del Bel, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da USP.

Segundo Del Bel, a iniciativa deverá apresentar aos estudantes, por meio de cursos especiais de nanotecnologia, os recentes avanços no estudo da imagem do sistema nervoso, neurociência teórica e de sistemas e neurociência cognitiva.

O programa teve início no primeiro semestre de 2011 e terá duração de quatro anos, com bolsas de seis meses a um ano.

Interessados podem obter mais informações pelo e-mail da coordenação no Brasil: eadelbel@usp.br ou pelo telefone (16) 3602-4047.