Estão abertas as inscrições para bolsas de estudo FAPESP na Itália. Com essa iniciativa, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo espera aumentar a colaboração entre os dois países e estimular o desenvolvimento de pesquisas em diferentes áreas. Confira os requisitos e veja como participar da seleção.
A FAPESP se destaca como uma das principais instituições públicas de fomento Brasil. Ela oferece bolsas para iniciação científica, mestrado, doutorado e até mesmo pós-doutorado no estado de São Paulo. No entanto, para o pesquisador ser contemplado com o benefício, o seu trabalho precisa ter mérito científico e se enquadrar nos critérios estabelecidos. A fundação fomenta pesquisas não só no Brasil, mas também em outros países, como é o caso da Itália.
Quem opta por fazer uma pós-graduação na Itália tem a chance de conhecer um dos países mais incríveis da Europa. A terra da pizza e do Coliseu reúne vários monumentos importantíssimos para a história da humanidade. Sem falar nos museus, galerias de arte e restaurantes, que também são conquistam os estrangeiros.
Programa de bolsas de estudo FAPESP na Itália
O Programa de Mobilidade CONFAP/Itália é resultado da parceria entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e Universidade de Bologna. A iniciativa também tem como parceiro o programa Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE), que reúne 19 instituições italianas de ensino superior.
Várias universidades italianas fazem parte do BEPE e estão de portas abertas para brasileiros. A lista inclui Università di Venezia, Politecnico di Milano, Politecnico di Torino, Università di Siena, Università di Padova, Università di Roma Tre, Università di Pisa, Università di Palermo, Università di Genova, entre muitas outras.
A bolsa de estudo FAPESP para brasileiros na Itália tem duração de 6 a 12 meses. Ela garante ao pesquisador um auxílio financeiro mensal, capaz de cobrir as despesas com transporte, moradia, alimentação e seguro-saúde.
Ao longo do programa, o participante recebe apenas a bolsa referente ao Programa de Mobilidade CONFAP/Itália. O benefício que recebe no estado de São Paulo, por sua vez, será suspenso, até a data do retorno ao Brasil.
Quem pode participar do programa?
O pesquisador, interessado na bolsa FAPESP na Itália, deve atender aos pré-requisitos. São eles:
ter diploma de mestrado ou doutorado (o curso pode estar em andamento); ter proficiência em inglês ou italiano; possuir um orientador da pesquisa no Brasil; ter um anfitrião na universidade italiana pretendida, disposto a colaborar com o estudo.
Inscrições
O prazo de inscrição no programa segue aberto até o dia 31 de julho. Quem tem interesse nas oportunidades deve providenciar alguns documentos, como currículo, carta de intenção e histórico acadêmico. Além disso, também é preciso criar um projeto de pesquisa, composto por até 10 páginas, com a proposta a ser desenvolvida durante o estágio no exterior. Vale lembrar que toda a documentação deve ser traduzida para o inglês.
Cada candidato terá que encaminhar os seus documentos aos monitores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, até a data limite. A submissão deve ser feita na plataforma SAGe – Sistema de Apoio à Gestão (www.fapesp.br/sage).
Você ainda tem dúvidas sobre às bolsas de estudo FAPESP na Itália? Então acesse o site oficial (http://www.fapesp.br/11763). Os pesquisadores podem solicitar mais informações através do e-mail chamada-mci@fapesp.br.