Notícia

Pfarma

Bolsa Pós-doutorado em química de peptídeos na Unesp

Publicado em 23 agosto 2019

Por Agência FAPESP

Uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP é oferecida pelo Projeto Temático “Proteopeptídeos naturais da fauna, flora e microbiota brasileira como potenciais modelos para o desenvolvimento racional de novos fármacos de uso terapêutico: isolamento, elucidação estrutural, síntese química e ensaios de atividade funcional”, conduzido no Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Rio Claro. O prazo de inscrição termina em 30 de agosto de 2019.

A pesquisa visa identificar em espécimes de artrópodes peçonhentos da biodiversidade brasileira componentes proteopeptídicos com potente atividade funcional que sirvam como modelo de fármacos (leads) para o desenvolvimento racional de novos medicamentos.

No projeto, o bolsista participará de pesquisa com peptídeos de plantas (ciclotídeos e orbitídeos). Os candidatos deverão ter formação preferencial em química ou farmácia e ter doutorado em química ou bioquímica, tendo trabalhado em temas correlatos ao projeto.

É fundamental para a vaga o pleno domínio de técnicas de purificação de peptídeos por cromatografia de fase reversa; técnicas de RMN 1-D e 2-D voltadas para determinação estrutural de peptídeos; técnicas avançadas de LC-MS e MS/MS aplicadas ao sequenciamento de peptídeos e na determinação de modificações pós-traducionais.

Os interessados devem enviar curriculum vitae, carta de interesse e três cartas de recomendações para o e-mail do coordenador do projeto, o professor Mario Sergio Palma (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/3015.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.